M4ALL Scans - Naruto, One Piece, Bleach, Fairy Tail Manga, Spoilers, Predictions
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que Realmente é um Emo?

4 participantes

Ir para baixo

O que Realmente é um Emo? Empty O que Realmente é um Emo?

Mensagem por Ero Soul Seg Jul 05, 2010 4:02 pm

Emo ou Emocore (abreviação do inglês emotional hardcore) é um gênero de música derivado do hardcore punk. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.
Origem
Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).

No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de Skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional" que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.

Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore punk, como 7 Seconds, Government Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado "emocore", diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então.

É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se autodefiniu através deste rótulo. A palavra "Emo" é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.

O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC sound) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock.

Evolução
O próximo passo na evolução do gênero veio em 1982 e durou até 1993 com as bandas Indian Summer, Moss Icon, Policy of Three, Still Life e Navio Forge. A dinâmica calmo/gritado ("quiet/loud") frequentemente ouvida em bandas recentes tais como Saetia e Thursday tiveram suas raízes nestas bandas. No que diz respeito a voz, essas bandas intensificaram o estilo emocore. Muitas delas sempre fizeram uso de berros e gritos durante a apresentação, e motivo para muitos fãs de hardcore punk depreciarem os fãs de emo como "molengas"¹ ("wimps", "weaklings").

Assim como foi infundida uma nova intensidade para o emocore, o emotional hardcore levou essa intensidade a um nível extremo. A cena teve início entre 1991 e 1992 com as bandas Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow que tocavam um estilo caótico, com vocais abrasivos e passionais².

Após a supervalorização inicial da intensidade e da sonoridade caótica, o emotional hardcore sofreu um processo de "desacelaração". As bandas Sunny Day Real Estate e Mineral basearam seu estilo no Rites of Spring, outra banda do gênero emo.

Nota-se uma nova tendência emo em abandonar o punk rock distorcido em favor de calmos violões. Na cultura alternativa diz-se que alguém é ou está emo quando demonstra muita sensibilidade.

Chegada ao Brasil
No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, Mad Rats (sapatos parecidos com All-Stars), cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

Porém, os fãs das bandas emo até então conhecidos faziam parte do estilo HxCx, e a criação dos modernos esteriótipos sobre os mesmos, como as franjas, se deu a partir do começo do Século XXI. Fãs modernos das bandas de Emotional Hardcore do Século passado geralmente são membros da subcultura Indie, pois existe uma polêmica de que as bandas tidas no senso-comum como Emotional Hardcore são na verdade Pop Punk ou pertencentes a outros gêneros, ao mesmo tempo chamando o Emotional Hardcore do Século passado de Real Emo, sendo o anterior considerado superior por motivos que variam desde seus temas mais artísticos e mais profundos, até um instrumental de melhor qualidade e complexidade. Isso explica a diferença entre fãs de "estilo Emo" e fãs da Subcultura Indie; entretanto, a maioria dos anteriores aparentemente desconhecem ou não gostam de Emotional Hardcore, porém, o conhecimento do Real Emo ainda pertence a um Universo extremamente alternativo, portanto, pode-se dizer que os mesmos odeiam coisas que não são Emotional Hardcore mas que recebem essa terminação.

Exemplos de bandas Real Emo são, em conjunto com os já citados, Embrace, Rites of Spring, Fugazi, Jawbreaker, Hot Water Music, Small Brown Bike, Jawbox, Sunny Day Real Estate, Cap'n Jazz, Joan of Arc, Braid, Knapsack, The Gloria Record, Christie Front Drive, Fire Party, Faith, Jimmy Eat World, The Appleseed Cast, Americ Anfootball, At the Drive-In, Texas Is the Reason, The Promise Ring, Mineral, Quicksand Slip, A New Found Glory e The Get Up Kids.

O Emotional Hardcore hoje, às vezes considerado um estilo à parte (Post Emo), Pseudo-Emo ou até Pseudo-Rock, inclui Alesana, Fresno, 30 Seconds To Mars, Good Charlotte, Fall Out Boys, Tokio Hotel, Boys Like Girls, entre outras bandas.

As bandas nacionais Cine e Restart são frequentemente tidas como fazendo parte do gênero Emotional Hardcore, porém, deve-se lembrar que apesar de seus músicos utilizarem franjas e outras características típicas do "estilo emo" - que só apareceu pela primeira vez cerca de 15 anos após a primeira banda de Post Hardcore ter sido intitulada de emo -, além de muitos dos seus fãs também fazerem parte desse estilo, suas canções são tipicamente Teen Pop ou Pop Adolescente, sendo a terminação colorido referente a apenas novos rótulo e visual, e a utilização do termo "Happy Rock" um neologismo sem sentido, pois além do Rock, em todos os seus subgêneros até hoje presentes, apresentar toda uma variedade de temas que refletem quaiquer estados emocionais ou ideologias, as bandas citadas não apresentam nenhuma grande revolução para a música, seja no instrumental, seja na letra, sendo perfeitamente classificáveis como Teen Pop.
Ero Soul
Ero Soul
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 2031
Data de inscrição : 30/06/2010
Localização : Bem atrás de você...BUUU!!!

Ir para o topo Ir para baixo

O que Realmente é um Emo? Empty Re: O que Realmente é um Emo?

Mensagem por Ero Kirk Ter Jul 06, 2010 11:24 am

Legal, comentario meu
1º Fontes, sempre coloque as fontes da pesquisa.

2º Eu li isso ai tudo sim, e garanto que os emos de hoje em dia não tem a minima noção do que foi a Cultura Indie e Punk na época.
E muito menos conhecem tais bandas que iniciaram o movimento punk.
Ouuu seja, alem de serem frescos, são mal informados.
Ero Kirk
Ero Kirk
PHD M4all
PHD M4all

Masculino Mensagens : 732
Data de inscrição : 27/01/2010
Idade : 34
Localização : Sampa

http://www.cavalofaz.com.com.com.com.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que Realmente é um Emo? Empty Re: O que Realmente é um Emo?

Mensagem por ippo Ter Jul 06, 2010 12:14 pm

sem querer ser chato , mas ja sendo um pouco..

como eu disse na minha apresentaçao aki, eu sou uploader de outro forum (CDM) e la temos um colega nosso q eh muito conhecido por criar topicos digamos assim inuteis e ateh comicos.. aki eu acho q o nosso amigo ero soul quem desempenha esse papel.. rsrsrs desculpa cara, maas eu vi cada topico seu .. ateh topico errado eu vi..enfim..

sobre o topico : emo eh ome ao contrario.. entenderam o trocadilho..rs
ippo
ippo
Aprendiz M4all
Aprendiz M4all

Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 22/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que Realmente é um Emo? Empty Re: O que Realmente é um Emo?

Mensagem por Ero Lipe Dom Ago 08, 2010 6:51 pm

Tópico Bloqueado por Inatividade !
Ero Lipe
Ero Lipe
Nível D. Mugiwara
Nível D. Mugiwara

Masculino Mensagens : 2816
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Aqui

Ir para o topo Ir para baixo

O que Realmente é um Emo? Empty Re: O que Realmente é um Emo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos