M4ALL Scans - Naruto, One Piece, Bleach, Fairy Tail Manga, Spoilers, Predictions
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

+7
Ecchi Aiko
Chopper M4ALL
Ero Salamander
Ero Diego
Ero F. Levia
pedrow
Ero Von Arthoneceron
11 participantes

Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero Von Arthoneceron Dom Nov 07, 2010 3:39 am

USE E ABUSE.

Este é o local para DISCUSSÃO dos SPOILERS-PREDICTIONS desde capítulo. Os SPOILERS e PREDICTIONS estão no tópico reservado a eles. Este espaço é reservado para falar sobre os SPOILERS-PREDICTIONS, assim como idéias ou especulações que se refiram aos SPOILERS deste capítulo.

Todo Sábado depois que o capítulo sair, abriremos o tópico do capítulo seguinte, e este será liberado para postagens no mesmo dia.

Ero Von Arthoneceron.



Ero Von Arthoneceron
Ero Von Arthoneceron
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 1269
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 34
Localização : Pompéu - MG / Belo Horizonte - MG

http://www.twitter.com/Arthoneceron

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero Von Arthoneceron Sáb Nov 13, 2010 2:31 pm

Liberado.
Hey, Ho! Aos posts nós iremos ^^
Ero Von Arthoneceron
Ero Von Arthoneceron
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 1269
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 34
Localização : Pompéu - MG / Belo Horizonte - MG

http://www.twitter.com/Arthoneceron

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por pedrow Sáb Nov 13, 2010 5:07 pm

Gostei do cap.

Pelo que parece a Dark Guild Gilmore tem uns magos fortes. Tão fortes ao ponto de deixar Gazille no chão quase morto, e olha que nem era o principal esquadrão.
O quão forte seria o Mestre dessa Guild? O cara deve ser fodastico.

Mas enfim, o próximo cap vai ser foda. Gazille lutando com todas as suas forças contra aqueles caras. Mesmo ele tendo dito que poderia acabar com eles facilmente, acho que darão trabalho.

Será que também aparecerão inimigos aonde o Natsu está? Quero ver ele brigando, kk é muito engraçado. o/

Cap fodastico, esperando o próximo. cheers


Dona edit: Postei no lugar certo? Porque aqui é "Discuções de spoilers e prediction", e no tópico de "Spoilers/prediction" tem posts Comentando sobre o cap. Então fiquei na dúvida. Fiz errado em postar aqui? Shocked
pedrow
pedrow
Profissional M4all
Profissional M4all

Masculino Mensagens : 451
Data de inscrição : 11/10/2010
Idade : 34
Localização : Franca-sp

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero F. Levia Sáb Nov 13, 2010 11:05 pm

Cara

capitulo sensacional!!

Gostei muito de ver a Levy em ação!

Mas gostaria de ver ela mais bombanda....a forma como ela utlizou a escrita solida com o Silent e o Iron foi o maximo!

Porem ela devia ter deixado mais Irons pra eles!!!

E coe daquela espada das sombras??

Tenso....Gazi relembrando sua luta com Natsu..
hahahaa

Gilmore Heart agora ta no sal!!!

Ancioso pela Alma de Ferro!!!
Ero F. Levia
Ero F. Levia
Fundador M4ALL
Fundador M4ALL

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 03/02/2010
Idade : 36
Localização : Vila Velha - ES

https://m4all.forumbrasil.net/portal.htm

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero Diego Sáb Nov 13, 2010 11:30 pm

Off: Postou na área certa sim pedrow, é que parece que o pessoal não leu direito o nome do tópico e se confundiu, LOL Razz
Tem que ter "discurssão" no título e seria bom verificar antes no primeiro post se é mesmo o tópico certo neh? '-'

On: Capítulo muito show na minha opnião
Eu particularmente pensava que os caras que não eram do esquadrão principal eram fracos...
Mas pelo isto não se podem nem sonhar em dizer isso deles...
Devíamos ter imaginado, a Grimoire é a guilda das trevas mas forte(pelo menos é o que parece)
Então mesmo os membros mais random, já devem ser muito fortes....

O cara de cachorro tem uma boa versatilidasde, pareceu com o golpe do Fried se perceberem...
Ele usou a magia confundir seus oponentes, e para equipar a espada, são estilos parecidos...
queria saber o que foi que ele escreveu quando cortou geral lá, já que não foi dito, e o ataque conseguiu até cortar as escamas de aço do Gazille....
Lembrando que ele aguentou uns 2-3 ataques do Gazille a queima-roupa, e nem cambaleou...
CARALHO!

O cara de galinha dos ovos é mais fraco, por isso não deve ser tanto problema....
Fica jogando ovo que dá soco.....pensei que eles iam explodir....XD
Muito estranho no entanto....legal xD

Enfim, os dois de uma vez fica complicado, mas o Gazille da conta...
Ele era o mais foda da Phanton não? dá cotna sim, e ele ficou mais forte ainda, tenho certeza!

USE SUA ALMA DE AÇO GAZILLE!!! \O/

HASTA! FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) 892847
Ero Diego
Ero Diego
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 2340
Data de inscrição : 11/01/2010
Idade : 30
Localização : No PC

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero Salamander Dom Nov 14, 2010 12:47 am

Capitulo Otimo.
Gostei muito,ja deu pra ver que a Gilmore Heart eh uma guilda poderosa pacas,pois os mais fracos ja deram um grande prolema pro Gazille que ficou visivelmente ferrado.
Magia interessante essa da Levy,aquela parte do FIRE foi maneira e talvez com algum sacrificio (ou nao) ela derrotasse o cara da galinha...mas ela fez o certo e agora td mundo da FT vai ficar na ativa e vamos ter varias lutas emocionantes.
Outra magia interessante eh daquele cachorro que usou-a equipando sua espada,sendo capaz de corta a escama do dragao de aco que eh do Gazille o.o
Agora que ele se lembrou da luta contra p Natsu eles tao ferrados..a porrada vai comer e eles vao ver no que da mexer com a fairy tail.
Proximo Cap, Gazille vs o cachorro e a galinha e o possivelmente a divulgacao de outras possiveis lutas somado ao aviso de levy.Como Makarov reajira!?!?
Ero Salamander
Ero Salamander
Ero Sub Boss Bleach
Ero Sub Boss Bleach

Masculino Mensagens : 3761
Data de inscrição : 03/10/2010
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Chopper M4ALL Dom Nov 14, 2010 12:48 am


Caaaras, achei muito massa esse cap...

Espero que agora mostre de que Gazzile é capaz..

Acredito que Gazzile vai estourar...

...sera bom no caso do Gazzile explodir seu poder, assim como o Natsu, mas no lance dele é diferente caras, pra ele explodir vai ficar top, ai veremos como o modo-DS do tipo dele fica...

Essa saga vai nos mostrar os poderes de Gazzile, Wendy e claro, um nivel mais elevado para o Natsu e Graw, lembrando que o Graw sumiu das cenas...

Chopper M4ALL
Chopper M4ALL
Profissional M4all
Profissional M4all

Masculino Mensagens : 530
Data de inscrição : 29/03/2010
Localização : Cuiabá/V.Grande city

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Convidad Dom Nov 14, 2010 5:00 am

on: eah tbm curti esse cap a galera falou que os randoms da GH eram fracos mas não bem isso que a gente viu.
acho que a levy poderia dar maior suporte, tipo o cara usa espada e equipa com escrita sólida.ela poderia ajudar o gazille na questão da defesa saca?
e qual era aquela do coração no "O" do "IRON"? levy apaixonada?

off:nada contra o natsu e a galera que está na ilha. mas GH ta vindo com tudo.e 3 kabulosos da FT (gildartz,e os outros 2 ex-guarda-costas do luxus)já vazaram da ilha e isso diminui o poder de defesa. pra variar tem Zeref que apesar de parecer que não quer machucar ninguém se for despertado agora vai ser muito tenso

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero Diego Dom Nov 14, 2010 10:37 am

Wagner Luís escreveu:e qual era aquela do coração no "O" do "IRON"? levy apaixonada?

é mesmo esqueci de comentar isso! xD
Percebi tbém, mas podemos ter vários significados como:

- Gazille S2 IRON
- IRON GOTOSO S2
- Não morra Gazile, vc é meu amigo S2 Gazille (amigos tbém tem amor pow)
E outras coisas, mas com certeza a mais legal seria a que vc falou Wagner.

Também a parte da defesa como vc falou dificultar muito as coisas, Fried, Bixlow e Gildartz principalemnte seriam uma puta de uma ajuda pra defesa. Gildartz já acabaria com metade da Guilda sozinho então xD

Fried com suas armadilhas de escrita ajudaria pra caramba a defesa e Bixlow chegava como suporte atirando os raiozinhos dele lá.
Resumindo, espero que eles percebam algo errado e voltem xD

HASTA! FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) 892847
Ero Diego
Ero Diego
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 2340
Data de inscrição : 11/01/2010
Idade : 30
Localização : No PC

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ecchi Aiko Dom Nov 14, 2010 12:40 pm

[Off] EU SINTO MUITO PELO ERRO, Gomen '-'[/off]

Enfim... O capítulo foi MUITO legal, eu adoro o Gazille *------*

O mais legal foi ele se lembrando do Natsu... KYA!!!! A-M-E-I. Ele que uma vez lutou contra a Fairy Tail, agora dando tudo de si para protegê-la. (074)

E a Levy subiu no meu conceito... Adorei ela lutando com a solid script, e acabou se mostrando muito útil XD

Aquele coração no 'o' do 'Iron' foi o melhor, Gazille x Levy 4ever FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) 565876

Bem, aqueles dois são feiosos '-'

O Yomazu tem cara de cabrito, bode, cachorro... Sei lá o que raios é aquilo XD

E o Kawazu é uma galinha... Uma coruja eu até entendo, mas agora... UMA GALINHA >XD

WTF Mashima? Você sempre me surpreende XD

Enfim, aquela galinha é ligeiramente fracote para não dizer totalmente, lançar ovos que dão socos...
Aham... Senta lá Claúdia '-'

O Yomazu já é um pouquinho mais perigoso... Mas é do Gazille que estamos falando, ele não irá perder.

MAS... Faço das palavras da Levy minhas palavras: "Não morra"

Vai Gazille mostre a força da sua alma de ferro!

Go go Gazille-kun!

Obs: A luta GH x FT vai ser a mais foda do mangá até então... Vai ser ótimo de se ler *----*
Ecchi Aiko
Ecchi Aiko
Ecchi Boss FT
Ecchi Boss FT

Feminino Mensagens : 502
Data de inscrição : 22/09/2010
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Janus Dom Nov 14, 2010 6:14 pm

Um cap inteiro do Gazille lutando (ou apanhando, dependendo do ponto de vista), e também mostrando que escrita sólida pode ser uma ferramenta poderosa quando bem usada.

O tal bode é na verdade um tipo de samurai, só neste cap eu reparei direito nas roupas dele. E se não fosse por ter uma espada que pode cortar as escamas de aço (se bem que demorou para isso) não creio que seria ameaça real para o DS.

Só não entendi bem porque agora começaram a aparecer vários meio animais (e já começo a repensar se o tal Caprico é mesmo Capricornio) sendo que até então os inimigos eram todos humanos. Vai saber se não é jogada do Mashima para nos enganar com alguma coisa...

A galinha atacando com ovos foi ... bem ao estilo insano deste mangá. Mas o que esperar de uma galinha? Que dê bicadas? Que cacareje? (Sabem o que é pior? Galinhas não tem aquele topete no alto da cabeça, galos sim. Um galo que bota ovo?? aham...)

De qualquer forma Gazille foi pego desprevenido e os oponentes estavam preparados para um combate. Só que vão descobrir o que Gazille já descobriu... lutar contra a Fairy Tail é algo para qualquer um se arrepender (ele sentiu isso na pele), só que desta vez ele esta do outro lado. Os dois GH não acreditando quando ele começou a se levantar já mostrou o que esta vindo ai.

Considerando o titulo do proximo, Gazille vai mostrar que não devem subestima-lo.

E para quem queria saber o que escreveram naquela Escrita Solida do Oriente, achei uma tradução do Wiki:

Gō (轟 ごう): Cria um som defensivo que bloqueia todos os outros sons tornando impossível para o inimigo ouvir qualquer outra coisa (ele usou tres delas)

Zan (斬 ざん): Cria espadas de ar(air blade), foi isso que ele usou para cortar as escamas de aço do Gazille.

Ou seja, Levy até tem poder para ser uma classe S. Falta mesmo confiança. E aquele coração no Iron me pareceu mais algo do tipo "lanchinho com amor" hehe. Mas alguém ai duvidava que estava acontencendo alguma coisa entre eles?
Janus
Janus
Ero Sub Boss FT
Ero Sub Boss FT

Masculino Mensagens : 807
Data de inscrição : 14/09/2010
Idade : 57
Localização : S B DO CAMPO

http://fanfiction.nyah.com.br/janus

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero Jaspion Dom Nov 14, 2010 9:02 pm

+ pro janus pela pesquisa e tradução do ataque do caxorro-bode-SAMURAI

faz todo sentido agora....
o gazile não percebia de onde vinha os ataques e nem tinha como bloquear o ataque já que eh como se houvesse vários cortes em 1, bem mais fino... logo maior penetração....


agora... o gazile foi quase.....
fico pensando aki, a Levy sózinha eh um perigo, vamos ver se ela encontra algum grupo antes de ser encontrada.

Próximo episódio quero ver gazile metendo pau nakeles 2, mas sem mostrar o seu máx potencial... deixa pros mais fortes logo!!!!!

Eu fui um dos que subestimei akeles random da GH. (PAGUEI A LINGUA!!!)
muita gente pode se dar mau.

A tendência é que todos FT's trombem com Randoms GH que causem muita destruição.
Ero Jaspion
Ero Jaspion
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 2028
Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 35
Localização : diamantina/pirapora/MG

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero Von Arthoneceron Dom Nov 14, 2010 9:11 pm

Com a Aiko e o Janus postando, eu posso fazer a minha análise do capítulo também

Gazille é um monstro por suportar toda aquela porrada. Não creio que seja algo digno de um DS, tá mais pra resistência mesmo. E percebendo que os primeiros membros da Grimore Heart são, aparentemente, muito fortes, eu temo por aqueles que ainda se mantém na ilha, com atenção especial à Jubia e Lisanna.

A capa com a Lucy e Kana ficou FODA. Definitivamente, Mashima tem estudado modelos brasileiras/latinas para desenhar as proporções dos corpos de suas personagens. E todos sabem que as mulheres brasileiras são as melhores Cool

Pro próximo capítulo eu prevejo uma guerra de grandes proporções se desenrolando, e um embate a muito prometido. Gazille conseguirá obter um poder equivalente a "Dragon Force" do Natsu? Será que todos os membros da FT irão entrar nesse embate? Será que Mest irá conseguir obter o que ele procura?

São perguntas a serem respondidas, e eu espero que Mashima consiga explicar tudo.

=AVISO=
Muitos estão deixando as suas opiniões no tópico de spoilers/predictions do capítulo seguinte (até mesmo o nosso ero diretor viciado em doces Levia). Eu soltei algumas MP's para os principais responsáveis e faço votos que isso não mais aconteça. Por favor, ao postarem na área do mangá, leiam o título do tópico e mantenham o nosso querido M4all organizado.

Estou reforçando o post do Ero Diego que está lá no outro tópico e pedindo que evitem esse tipo de coisa.

Agradeço pela atenção.
Ero Von Arthoneceron
Ero Von Arthoneceron
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 1269
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 34
Localização : Pompéu - MG / Belo Horizonte - MG

http://www.twitter.com/Arthoneceron

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ecchi Aiko Dom Nov 14, 2010 9:25 pm

Parabéns para o Janus pela pesquisa [2]

Bem... De fato, não é uma galinha, e sim um GALO...
WTF? Um galo usando ovos para atacar... OVOS?!?

Enfim... Tirando o fato do galo hemafrodita, aquele bode-cachorro-samurai ainda me assusta também, mesmo assim concordo com o Janus que ele não deve ser uma ameaça real...

Mas não acredito que de fato eles enfrentem outros random, pela simples razão do que o Yomazu falou:
- Se eles forem todos desse nível, então provavelmente poderemos cuidar de todos eles antes que o principal esquadrão chege.

Bem, isso me deu a entender que só tinha eles dois da GH na ilha por enquanto...

Ero Von Arthoneceron escreveu:

Pro próximo capítulo eu prevejo uma guerra de grandes proporções se desenrolando, e um embate a muito prometido. Gazille conseguirá obter um poder equivalente a "Dragon Force" do Natsu? Será que todos os membros da FT irão entrar nesse embate? Será que Mest irá conseguir obter o que ele procura?

Sim sim 8D Eu espero que o Gazille consiga a sua "Dragon Force" Ai só ia faltar a Wendy chegar nesse nível, o que provavelmente não iria demorar devido ao fato dela ser um máximo *---*


Eu acho que todos e mais um pouco! Como já disseram, eu espero que o Fried, o Bixlow e o Gildarzt voltem... Porque se esses dois nem são o esquadrão principal e já deram um pouco de trabalho, me pergunto o que aqueles que são podem fazer... Tenho até medo de imaginar... Principalmente o Mestre Hades FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) 862851

O Mest é uma incógnita nisso tudo... Ainda não sabemos se ele faz parte da GH, se ele está agindo sozinho, a única coisa que podemos ter certeza é que eu vou deixá-lo estéril se ele encostar na Wendy 8D

Enfim... A Fairy Tail vai mostrar para esse pessoal da GH que com fadas não se mexe (P1)

Go go Fairy Tail \õ/
Ecchi Aiko
Ecchi Aiko
Ecchi Boss FT
Ecchi Boss FT

Feminino Mensagens : 502
Data de inscrição : 22/09/2010
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por zastin Seg Nov 15, 2010 7:49 am

Uooww...cap muito bom ao meu ver.

adoro o Gazzile, um dos personagens favoritos, apanhou bastante, mas sem duvidas ele deve chutar esse randons no próximo, não estou dizendo que vai ser facil, mas não creio que ele perca. '-'

levy usando Script foi bem legal, até fiquei surpreso, ela mandou bem e tem qualidade pra ser um rank S, apenas falta confiança como disse um colega.

bem, se olhar de uma forma, se esses randons podem dar problema(não apenas ao gazzile, acho que daria a Natsu e qualquer outro na ilha. exceto makarov xD), os principais devem ter um poder assustador, creio que veremos todos os membros da FT se superarem nesse arco e quem sabe não apenas um suba para Rank S? xD

enfim...go go Gazzile!! Alma de ferro! (099)
zastin
zastin
Aprendiz M4all
Aprendiz M4all

Masculino Mensagens : 64
Data de inscrição : 15/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Ero Zoro Seg Nov 15, 2010 8:23 pm

cap foi bem legal
o gazzile apanho q nem cachoro,o bode deu um ataque estilo zoro do OP,muito foda,eu nao esperava tanto assim deses randons,mais pra quem tem a Utear (nao me lembro o nome dela mais se nao me engano é filha da sensei do Gray) na guilda,a mesma q manipulou o gerard,nao é nada demais os cara serem foda,e isso q ela nem é a chefe.
acho q nessa guerra vai rolar o gildartz la,pq se o cara nao aparece a FT tem 0,001 de chance de vencer,um cara q eu queria q aparecese la era o luxus,assim ele ganharia a confiança da guilda devolta
proximo cap,a continuaçao da luta,e se brincar a levy se encontra com um esquadrao de elite da GH e ai fode com tudo
vamo torcer pro gazzile consiga o poder maximo e derrote akeles cara la,e ainda acho q ele vai lutar novamente.
Ero Zoro
Ero Zoro
Profissional M4all
Profissional M4all

Masculino Mensagens : 487
Data de inscrição : 02/02/2010
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions) Empty Re: FAIRY TAIL 212 (Discussão de Spoilers - Predictions)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos