M4ALL Scans - Naruto, One Piece, Bleach, Fairy Tail Manga, Spoilers, Predictions
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um futuro sem animes na TV brasileira

Ir para baixo

Um futuro sem animes na TV brasileira Empty Um futuro sem animes na TV brasileira

Mensagem por Ero Soul Ter maio 17, 2011 8:44 pm

Um futuro sem animes na TV brasileira CriticoTVinfantil-anmtv
Para melhor entendimento da análise que vem a seguir, achei melhor fazer algumas explicações (tendo em vista que a maioria dos leitores interessados em animes e derivados é desprovida de inteligência):

Sabe o que animes como Dragon Ball Z e As Meninas Superpoderosas: Geração Z tem em comum? Se você respondeu que eles trazem um Z no final do título, acertou – se você disse que são chatos, acertou também -! Mas sabe o porquê desse Z? Na verdade ele é uma alusão a Geração Z. Como nós somos seres humanos, gostamos de classificar e rotular tudo. Com as gerações de pessoas nascidas em determinada época não poderia ser diferente.

Acredito que a maioria das pessoas que visitam este site seja da Geração Z (nascidos a partir da metade da década de 1990), conhecida por ser menos ativa que as demais e não terem perspectiva de futuro, ou seja, adolescentes que passam o dia no computador. Alguns outros que visitam este site devem ser os chatos da Geração Y. Considero-os chatos porque são saudosistas demais e, apesar de gostarem das novas tecnologias, não suportam a verdade de que o mundo evoluiu, e que nada pode ser igual a sua época de infância ou adolescência.

Explicações à parte vamos ao tema da matéria de hoje: o futuro da programação infantil na TV brasileira. Fiz tanta questão de explicar essas coisas de Geração Y e Z para, assim, poder fazer um comparativo da TV de hoje com a de uns 15 anos atrás, mais precisamente na parte que nos interessa: a programação de desenhos e infantis.

O grande problema de todo fã de anime é acreditar que a TV de hoje é igual a TV da época da Rede Manchete, o que não é verdade. Hoje a TV concorre com a internet, confronto este que é ganho pela TV, já que a internet, apesar de tudo, ainda não é lucrativa (ainda não se criou uma forma de “vender produtos” de um jeito tão eficaz como nos comercias de televisão).

A maioria absoluta dos animes que chegam ao Ocidente são infantis (Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, One Piece e tantos outros), e o único motivo de eles não terem o sucesso esperado em nosso país (tendo como comparativo o Japão) é que desenhos animados não atraem público para a televisão. O público alvo da animação está hoje fugindo da TV, e aumentando a audiência da internet. Mas também, por parte da TV, não existe nenhum esforço para que eles fiquem. A programação infantil atual é muito mais decadente do que a da década de 90.

Não existe investimento em programas infantis, as emissoras estão perdidas vendo o público desligar a TV para ligar o computador, e elas não sabem como agir. Antigamente, tais programas eram muito mais bem trabalhados. Quem não se lembra (ou já ouviu falar) do sucesso estrondoso da Xuxa nas décadas de 80 e 90? A emissora criava uma identidade com apresentadores, e incluía produtos em seus programas para segurar o público.

Mas inventar hoje uma nova Xuxa não é garantia de sucesso. A criança de hoje não é a mesma daquela época, e é esse o grande dilema que a televisão começará a desvendar a partir do próximo ano. A Rede Globo é a emissora que tem mais probabilidade de obter êxito. Talvez ela seja a única que pense que criança também é audiência. Teremos algo a partir dos próximos anos que chamaremos no futuro de “nacionalização de conteúdo”.

Produto nacional, na maioria dos casos, é garantia de sucesso. Se não for em audiência, com certeza será em apoios, faturamento ou prestígio. Animação infantil já está começando a ser mais bem vista, e aos poucos está invadindo a TV (Maurício de Sousa que o diga). Programas que mesclem todas as mídias disponíveis (internet, celulares e afins) serão mais produzidos, porém, em forma de seriados, que aos poucos também irão ocupar o lugar dos desenhos enlatados que a emissora exibe hoje em suas manhãs.

Essa evolução não será feita de uma hora pra outra, e com certeza será feita a passos lentos e minuciosos (sabendo que existe um grande medo de errar). Outra coisa que muitos reclamam é o fato de produtos estrangeiros não serem tão valorizados no nosso país (no caso dos animes). Mas esse não é um problema da mídia brasileira, e sim de suas empresas responsáveis (produtores, distribuidores e afins). Eles têm que trabalhar com o produto no país, e não as emissoras de TV! O sucesso de um programa não depende apenas de colocá-lo no ar, mas de um bom trabalho de marketing por trás dele. O fato é que nenhuma empresa japonesa está interessada em lucrar no nosso país, ou talvez eles não vejam um mercado em potencial.

Nem a Toei, Sunrise, e tantas outras “gigantes” tem sequer um escritório em terras brasileiras. Eles só trabalham mesmo quando a série é garantia de sucesso (leia-se Dragon Ball Kai), e ainda assim de uma forma regional (América Latina). Todo fã de anime gosta de reclamar da Globo e SBT por não comprarem séries japas. Mas para eles não faz a menor diferença se é oriental ou ocidental; é produto enlatado. A empresa que mostrar para a emissora melhor estratégia de marketing conseguirá convencê-la.

A verdade é que um canal de TV só irá se preocupar mesmo com produtos infantis quando estes forem delas e elas poderem lucrar em cima deles. Pensando desta forma, não se assustem se o desenho do Sitio do Pica-Pau Amarelo for um sucesso nas manhãs da TV Globo.

Posso ter estragado o sonho da maioria de vocês, que ainda pensam em ver Fairy Tail no horário nobre, ou Bleach nas manhãs infantis. Mas existe sempre uma emissora, como a RedeTV!, que consegue comprar uma série ou outra a preço de banana, porém com títulos nada animadores. Sempre existe esperança…

Fonte:ANMTV!
Ero Soul
Ero Soul
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 2031
Data de inscrição : 30/06/2010
Localização : Bem atrás de você...BUUU!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos