Animes na TV aberta:Audiência,patrocínio e alcance
M4ALL Scans - Naruto, One Piece, Bleach, Fairy Tail Manga, Spoilers, Predictions :: Área de Lazer :: Área de Lazer :: ARQUIVO MORTO
Página 1 de 1
Animes na TV aberta:Audiência,patrocínio e alcance
Caramba, saíram tantos assuntos polêmicos e tantas dúvidas no site, que vou tentar explicar e também tentar entender algumas das coisas que acontecem por aí em relação a animes, desenhos, tvs e afins. Esse texto era pra ser um comentário de um post, mas como ficou muito grande, acabou virando a minha primeira matéria (solo), hehe.Então, com licença e vamos lá…Na tv aberta, o que realmente importa para as emissoras são duas coisas: audiência e patrocínio. Não adianta um programa ter audiência se não tem patrocínio e vice-versa. E o que esses canais procuram, em matéria de programas, é algo que consiga atrair o maior número de telespectadores e patrocinadores possível. Ou seja, eles procuram o genérico: repetir aquilo que já deu certo, copiar o estilo daquilo que dá certo, como novelas, programas de auditório, shows e noticiários sensacionalistas, etc. No caso de animações (animes inclusos), agora (geralmente) procuram aquilo que já deu (muito) certo na TV paga.
Dificilmente compram algo realmente inédito. Em relação a animes, atualmente procuram aqueles que possam ser formatados para o público infantil(sim, tô falando de cortes, edições, retalhamentos… ah censura total mesmo). Isso porque o CN provou que o público infantil pode ser muito lucrativo, atraindo não só audiência, mas também patrocinadores (e muitos, diga-se de passagem). O público fora desse nicho, no momento não está interessando a tv aberta (opa, em relação a animes).
Já que falei sobre animes, vou falar daqueles que os produzem. Eles basicamente procuram mercados onde podem ter retorno mais imediato, praticamente garantido, ou seja, investem em lugares seguros, onde o risco de fracassar não seja tão alto. Atualmente eles estão visando, principalmente, o mercado de DVDs mesmo. Por isso são produzidas tantas séries com poucos episódios, entre 13 e 26 episódios na média, porque sendo desse jeito fica mais fácil para o consumidor final comprar e colecionar, ao invés de um anime com episódios a perder de vista, porque ele pode se perder, desanimar e parar de continuar comprando. E são produzidos tantos títulos por temporada principalmente porque as empresas americanas (a FUNimation, especialmente) compram enormes quantidades de animes, isso porque nos EUA os DVDs de animes vendem muito.
Já na América Latina, vendem-se muito pouco, os DVDs originais e materiais licenciados. Fora que os canais de tv por aqui não estão comprando quase nada (CN e Animax destacadamente). O mercado por aqui é fraquíssimo e os japoneses nem devem se interessar muito (quase nada?) pelo que acontece por aqui.
A Toei se interessa pelo Brasil porque suas produções, como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco fizeram muito sucesso, além dos próprios animes, os produtos licenciados sobre essas séries também (principalmente CDZ), como brinquedos, materiais escolares, etc. E se interessa mais pela tv aberta, porque o alcance dela é muito maior, ou seja, tem um público enorme em relação a tv paga. Alcance maior significa maior audiência e mais produtos que possam ser licenciados. Mas parece que não está conseguindo muita coisa, porque os canais abertos estão com um pé atrás sobre tudo, principalmente em decorrência da atual crise mundial.
Bem, com tudo isso parece até que os animes estão mortos e enterrados no Brasil, ou mesmo no restante da América Latina. Mas na verdade, o que está faltando seria os executivos dos canais de tv despertarem para esse público enorme composto pelos apreciadores de animações japonesas. Podem estar achando que os fãs de animes, não sejam um público que atraia audiência nem patrocínio. Mas se eles realmente estiverem pensando isso, podem dar com os burros n´água mesmo.
Em uma matéria antiga que encontrei internet afora(Google, é claro, hehe), anos atrás o SBT estava querendo desistir de exibir Chaves & cia. porque a Televisa estaria pedindo muito e o canal achava que o público infantil, principal base da audiência dessas séries, não era qualificado. Ou seja, o SBT acreditava que não existia patrocinadores direcionados ao público infantil. Só que o CN chegou e provou o contrário, o SBT mudou de idéia(que era burra práca, fala a verdade!) e a coisa ficou como está agora, com o canal investindo até mesmo em Naruto. Então, por que os executivos da TV não poderiam estar errados em relação aos fãs de animes também? Que pode ser um público que dá lucro aos canais também, oras.
Well, com tudo isso, eu basicamente me concentrei em falar apenas nos animes na tv aberta. Outros assuntos polêmicos, como censura e animes na TV paga deixo prá outra oportunidade, porque senão isso aqui vira um livro, não, uma enciclopédia, hehe. A quem teve paciência de ler essa minha primeira matéria, meu muito obrigado e espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Então blz, falou e até mais ver moçada.
Fonte:ANMTV!
Ero Soul- Icha-Icha Fan M4all
- Mensagens : 2031
Data de inscrição : 30/06/2010
Localização : Bem atrás de você...BUUU!!!
Tópicos semelhantes
» RPG sobre animes.
» Copa dos animes.
» Audiência dos Animes de 06/10 a 12/10
» Audiência dos Animes de 13/10 a 19/10
» Musica de animes
» Copa dos animes.
» Audiência dos Animes de 06/10 a 12/10
» Audiência dos Animes de 13/10 a 19/10
» Musica de animes
M4ALL Scans - Naruto, One Piece, Bleach, Fairy Tail Manga, Spoilers, Predictions :: Área de Lazer :: Área de Lazer :: ARQUIVO MORTO
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos