[Review 002] Quase Famosos - S1E02
2 participantes
M4ALL Scans - Naruto, One Piece, Bleach, Fairy Tail Manga, Spoilers, Predictions :: Área de Lazer :: Área de Lazer :: ARQUIVO MORTO
Página 1 de 1
[Review 002] Quase Famosos - S1E02
"Quase Famosos" traz visão nostálgica do auge do rock na década de 70.
Você confiaria em um jornalista de apenas 15 anos? Pois acredite, o de Quase Famosos é surpreendente.
A cidade é Los Angeles. O ano é 1973. William (Patrick Fugit) é um garoto precoce. Aos 10 anos conversa com a mãe sobre aspectos da literatura, aos 15 faz críticas musicais, logo, é convidado para ser repórter da consagrada revista Rolling Stone.
Sua paixão pela música começou quando sua irmã foi embora e lhe deixou, de presente, uma mala cheia de discos debaixo da cama. Beatles, Simon & Garfunkel, Joni Mitchell e The Who mudaram sua vida. Seu futuro tornou-se mais que promissor.
Escrevendo amadoramente para a revista Creem, o jovem encontra uma espécie de mentor intelectual chamado Lester Bangs. Lester (Philip Seymour Hoffman) é um dos mais respeitados críticos de música da época, e ensina o jovem William a conviver neste meio perigoso, cheio de fama, garotas e astros do rock. Seu conselho é: "...nunca fique amigo dos músicos de rock. Seja sincero e impiedoso". Mas, isso é uma meta bastante difícil para William, pois o que ele mais quer é fazer parte deste contexto e ser admirado por essa gente que, na verdade, são seus ídolos.
Quase famosos é um filme difícil de classificar. Não é um filme sobre rock, que nem o "Rock Star", tampouco um filme nostálgico, como "Forrest Gump" e derivados, e nem mesmo um filme biografico, como foi o "I'm Not There" (malz, não sei o nome em português), filme da vida do Bob Dylan. Seria um misto dos três com uma pitada de ficção, muito bem dirigida, por sinal.
O filme e o roteiro são de Camerow Crowe, famoso por "Jerry Maguire", e relata uma parcela de sua própria vida quando trabalhava na revista Rolling Stone e excursionava com a banda mundialmente famosa Led Zeppelin (aqui chamados de Stillwater, e com os nome dos integrantes sendo originais), em suas desventuras pela na primeira viagem pelos Estados Unidos.
A banda merece um capítulo à parte, visto que a banda parece um misto de Led Zeppelin, Deep Purple e Lynyrd Skynyrd. Tanto que o personagem Russel parece um misto de Allen Collins quando estava sóbrio, Richie Blackmore nos quartos de hotéis e Jimmy Page nos palcos. Ainda assim, o filme se mantém no clima do rock and roll da época de nossos pais (e, indiscutivelmente, a melhor), com trilhas como Simon and Garfunkel, The Who e Cia.
Na minha opinião, existem quatro pontos principais do filme que são os mais tocantes: o primeiro encontro de Willian com a personagem Penny Lane na frente do show do Black Sabbath, esta mesma personagem dançando no salão de baile no final de uma exibição da banda, a cantoria dentro do ônibus durante o final do primeiro ato e a turbulência que o avião da banda pega no final do segundo ato do filme em que toda a banda revela os seus sentimentos (referência clara ao Lynyrd Skynyrd e ao acidente aéreo que a banda sofreu, vitimando mais da metade de seus integrantes)
Definitivamente um filme que vale a pena ver, pelo menos para perceber o quanto o mundo do rock and roll mudou e de como as suas origens se perderam durante os anos que se seguiram.
PS: Obrigado por ser tão bem recebido no meu último review, pretendo continuar com eles por aqui, se ninguém se importar ^^
Abraços!.
Última edição por Ero Von Arthoneceron em Sáb Nov 06, 2010 2:00 pm, editado 1 vez(es)
Re: [Review 002] Quase Famosos - S1E02
Cara como ja havia te explicado,esse genero de filme,não faz meus gostos,o livro me impressionou mais,porem essas suas analises ate me deixou curioso quanto ao filme.
Vou ate assistir pra comentar com voce no gtalk EHUAEHUAHEHAEH.
Convidad- Convidado
Bem, acabei de levar uma comida de rabo pelo meu primo por causa dessa crítica...
É o que dá mostrar uma análise inocente e uma crítica de um user comum para um crítico profisssional.
Mas ainda assim, valeu pela força, Thiago Barcellos, e valeu o prestígio, Thiago Adriano (Ero Z. Jedi)
=TÓPICO BLOQUEADO POR INATIVIDADE=
Se alguém tiver algo de interessante para acrescentar mande uma MP
para mim ou para um Moderador/Diretor para desbloquear!!!
Beijokas
Val- PHD M4all