M4ALL Scans - Naruto, One Piece, Bleach, Fairy Tail Manga, Spoilers, Predictions
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desde de Tolkien não se inventa mais nada?

5 participantes

Ir para baixo

Desde de Tolkien não se inventa mais nada? Empty Desde de Tolkien não se inventa mais nada?

Mensagem por Arlock Sex Dez 10, 2010 8:30 pm

Estava ouvindo um podcast e colocando tico e o teco pra funcionar. Até tolkien digamos assim, tirou sua licença poética pra não copiar e sim adaptar por exemplo criaturas folclóricas como os 7 anões , elfos entre outros e escreveu seus ótimos livros. Ai eu comecei a pensar em outras histórias parecidas e me ocorreu que um mangá é muito famoso é muito semelhante a um HQ americano, não sou nenhum grande leitor de mangá, nem de HQ's porém, conheço duas histórias que em essência são similares eu diria quiça idênticas no começo de suas aventuras. E essas seriam Dragon Ball e SueperMAN . Sim, Dragon ball e superman, afinal ambos Son-Goku e Klark kent são alienígenas, ambos são os mais fortes do planeta ou universo no caso do goku, e ambos várias vezes já salvaram o planeta terra. Não sei se estou certo nessa analise mas... critiquem a vontade, gostaria de saber se vcs conhecem outras historias similares como essa duas. Lembrando que não é nenhuma anomalia terem mangás que lembrem heróis americanos afinal vários consagrados escritores e autores japoneses se inspiraram neles e em até desenhos da walt disney. No caso do superman e DB, acredito que superman tenha vindo antes, então seria uma das inspirações que fizeram minha infância mais empolgante gritando kamehameha*. Era isso pessoal espero que gostem do post :* qualquer coisa me xinguem depois eu vejo :*
Arlock
Arlock
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Masculino Mensagens : 134

Ir para o topo Ir para baixo

Desde de Tolkien não se inventa mais nada? Empty Re: Desde de Tolkien não se inventa mais nada?

Mensagem por Ero Sensei Sex Dez 10, 2010 11:34 pm

Sua ideia é bem interessante mais tem uma falha grave na pesquisa tanto o superman quanto DB apesar de terem um heroi super forte tem aspirações diferente e foram inspiradas por fontes totalmente distintas, DB foi inspirada na lenda de Son Goku (um conto chinês muito antigo) eu não sei em que o criador de super man se baseou mais sei que ele foi um dos primeiros a ter essa ideia bizarra.

Aqui está a lenda de Son Goku:
Muito antes de Dragon Ball, o nome Son Goku já era bastante conhecido no Japão. De acordo com o Saiyuki (Uma viagem para o Oeste), romance épico escrito na China no século 16, Son Goku era o rei dos macacos, dotado de enorme força, imortal e invulnerável. Também tinha a seu favor várias armas e artes mágicas, como o Nyoibo, um bastão mágico que se podia esticar até o infinito e a Kintoun, a arte de voar montado numa nuvem magica dourada. Um dia, orgulhoso da sua enorme força, Son Goku tentou dominar o mundo dos deuses. Buda então propôs o seguinte: se Son Goku conseguisse ir além do domínio do poder de Buda, receberia o domínio do Céu. Son Goku então voou o mais longe possível com a sua nuvem até chegar a um lugar com cinco montanhas, deixou lá a sua marca e voltou para onde estava Buda. Buda então mostrou um dos seus dedos que estava com a marca deixada por Son Goku. As tais montanhas nada mais eram que os dedos de Buda. Perdendo a aposta, Goku foi preso num rochedo nas montanhas mais longínquas (Montanha Pauzo). Quinhentos anos depois, ele foi libertado pelo monge Sanzô (Bulma) e com o seu grupo, formado também pelo porco Cho Hakkai (Oolong) e pela criatura aquática (muitas vezes representada por um "K", um ente lendário) Sa Gojô (Yamacha), ele parte para a Índia a fim de receber o livro sagrado de Buda e redimir-se. No meio do caminho, eles têm muitas aventuras enfrentando terríveis demónios e monstros, mas Son Goku arranjava sempre maneira de derrotá-los com a sua força e esperteza. No começo, Son Goku não obedecia às instruções de Sanzô (Bulma), mas este enganou-o fazendo-o colocar um aro que apertava a cabeça do macaco ao ser entoada uma fórmula mágica, causando-lhe grande dor. Só assim Sanzô conseguia manter Goku sob o seu comando.

Basicamente, esta lenda conta a história de um macaquinho que morava no céu e que se chamava Son Goku. Ele possuía poderes mágicos e flutuava em cima de uma nuvem chamada Kintoun. Muito irrequieto, Goku só fazia asneiras, comia e lutava contra os deuses que, para castigá-lo, mandaram-no para a Terra. Para voltar ao mundo celestial ele precisava fazer boas acções e uma delas era ajudar o monge Sanzô (Bulma) na sua jornada pela iluminação espiritual (reunir as 7 Bolas de Cristal).

E ai deu pra dá uma esclarecida. E hj muitas coisas novas ainda são inventas mais claro que não com o mesmo volume que antigamente pois temos que imaginar bem mais pra isso.

Aqui vai uma dica galera que faz teorias: Os mangakas sempre baseiam seus personagens e aventuras (quase sempre) em contos ou historias antigas como no caso de Son Goku e temos muitos outros exemplos, um bom exemplo é que pra dar nome aos personagens os autores preferem busca nomes do que criar nomes isso facilita e enche o trabalho então fica a dica pesquise e vc fara grades teorias!
Ero Sensei
Ero Sensei
Experiente M4all
Experiente M4all

Masculino Mensagens : 256

Desde de Tolkien não se inventa mais nada? Empty Re: Desde de Tolkien não se inventa mais nada?

Mensagem por Arlock Sex Dez 10, 2010 11:40 pm

Que bacana cara, não sabia que a vida son goku vinha de uma lenda tão antiga, que por muito lendo sua explicação me lembro aquele macaquinhu do filme o reino perdido se não me engano, é o nome que o jet lee faz um macaco que voa. E realmente com várias adaptações, mas a história segue a risca até a despedida de goku no anime pelo menos no gt, que não foi lá essas coisas, mas deu pra matar a saudade. Mas se agora não soube-se da lenda do son goku , ele e superman tem várias semelhanaçs mesmo ^^, vlw por exclarecer ;D. Engraçdo que mesmo de fonte diferentes, lugares diferentes, pontos de vista diferentes e contexto social e hsitoricos totalmente diferentes, duas historias tão parecidas mas sem conexão alguma senão o proprio ser humano Very Happy legal isso , pensar que alguém em outro lugar pode ter uma idéia parecida com a nossa porém, montada no contexto de vida dela. Acho que o ser humano pensa semelhante mesmo em épocas distintas e em lugares distintos. E mais alguém lembra de histórias assim ? semelhantes?
Arlock
Arlock
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Masculino Mensagens : 134

Mensagem por Ero Pepito Dom Dez 12, 2010 2:06 am

ON: Olha gente, tpo, apesar dos dois serem alienígenas e tal, eles n sao os primeiros a explorarem essas ideias. nas antigas mitologias ja falavam de coisas assim...
Enquanto o Goku é um macaco artista marcial que salva o mundo pq quer ser o mais forte (convenhamos, tem isso tbm),
Clark Kent (é com "c") ta mais pra um Jesus kriptoniano.
Bem, alienígenas como ja disse, tem muitos... E serem os mais "fortes", é coisa de protagonista XD pq todo universo tem que ter "o" herói... ^^

OFF: Eu sei q to num fórum de mangás, mas eu prefiro o cara da cueca por cima das calças que o goku =X
Um dos motivos pra eu preferir quadrinhos é que se o cara tem tpo, o poder de sei lá, se teleportar. Até ele morrer vai ser a unica porra de poder dele... Ele pode ta morrendo, mas é o unico poder dele e tal, e ele tem que safar com isso...
Em mangás o cara sempre tira um poder novo do nada...
XD
Mas é isso ai XD
Não esquecendo que, os mangakás devem muito ao pessoal das comic's. Foram eles que abriram as portas pros quadrinhos no ocidente ^^
Ero Pepito
Ero Pepito
Experiente M4all
Experiente M4all

Masculino Mensagens : 228

Mensagem por Ero Von Arthoneceron Dom Dez 12, 2010 6:08 am

Eu, como fã freak, fanático e xiita de Tolkien não vou responder esse tópico diretamente, porque qualquer coisa que eu fale VAI ofender os membros do fórum.

Eu digo apenas o seguinte: TODAS AS HISTÓRIAS JÁ FORAM CONTADAS. O que temos hoje é apenas um apanhado de idéias e conceitos jogados em cima da estrutura literária e na jornada do herói de Campbell, que nos iludem a ponto de acreditar que estamos lendo algo original. O que difere são como os conceitos são jogados na sua cara.

Exemplo: Matrix e Forrest Gump. Ambos começam no mundo real, na qual qualquer um facilmente se coloca, aparece o chamado para a aventura, a recusa, o encontro com o mentor, o cruzamento do primeiro portal, as provações, a aproximação, a provação traumática, a recompensa, o caminho de volta, a ressureição e o regresso. Claro que de maneiras bem diferentes um do outro, mas é estruturalmente o mesmo roteiro.

Você se utilizar de folclore (no caso do Tolkien, o folclore nórdico e celta, adaptado por ele) nada mais é do que beber de uma fonte comum à maioria dos escritores. Isso porque, basicamente, o cerne humano se adaptou a um determinado tipo de história e tem dificuldades em aceitar quaisquer outros. No caso do Superman e do Goku, a história do filho de Kripton sempre foi exposta da forma que conhecemos, enquanto a do Saiajin se moldou ao que o Toriyama propôs no Dragon Ball original, "preenchendo" algumas lacunas de acordo com a vontade dos fãs.

Agora a parte que vai ofender:

Não utilize o nome do Tolkien em vão. Isso porque, tanto no meio literário de clássicos modernos quanto no meio dos fãs de rpg, ele é a última palavra em seu meio. Se você buscasse ler contos como "O Silmarillion" quanto o "Contos Inacabados da Terra Média" ou mesmo "O Senhor dos Anéis" verá que o ponto principal da obra de Tolkien são a Terra Média e suas eras, começando pela Música dos Ainur e o nascimento de Feanor, passando por Turin Turambar e Beren e Luthien e seguindo até os textos que precedem o Dagor Dagorath são perfeitos. Ninguém tem a capacidade de se igualar a Tolkien em escrita criativa e, parafraseando Mandos "Ninguém vai ter".
Ero Von Arthoneceron
Ero Von Arthoneceron
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 1269

http://www.twitter.com/Arthoneceron

Mensagem por Val Ter Dez 28, 2010 9:28 pm

=TÓPICO BLOQUEADO POR INATIVIDADE=

Se alguém tiver algo de interessante para acrescentar mande uma MP
para mim ou para um Moderador/Diretor para desbloquear!!!

Beijokas
Desde de Tolkien não se inventa mais nada? Yociexp50

Val
Val
PHD M4all
PHD M4all

Feminino Mensagens : 623

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo