M4ALL Scans - Naruto, One Piece, Bleach, Fairy Tail Manga, Spoilers, Predictions
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente

+20
jjsjeremias
pedrow
Ero Edward
Ero F. Rodrigo
Oz
Cardosorjc
Ero Naldo
Dramatik
Ero Mateus Muniz
Ero Solid Kain
Ero-Evil Ryu
Ero Kirk
Janus
gustavousprp
Ero Von Arthoneceron
Constantine
Ero Jisung
Ero Diego
DraPepper
Ero F. Titao
24 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

VAI VOTAR EM QUEM?

2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente - Página 2 Bar_left57%2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente - Página 2 Bar_right 57% 
[ 86 ]
2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente - Página 2 Bar_left28%2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente - Página 2 Bar_right 28% 
[ 43 ]
2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente - Página 2 Bar_left15%2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente - Página 2 Bar_right 15% 
[ 22 ]

Total de votos : 151

Votação encerrada

2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente - Página 2 Empty Re: 2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente

Mensagem por Convidad Qua Out 06, 2010 5:44 pm

Respostas e alguns fatos:

Ero Aren -
Spoiler:
Ero Wall
Spoiler:
Constantine
Spoiler:
Silverplay
Spoiler:

Agora minha opinião.

Sinceramente estou gostando bastante das opiniões que a maioria do pessoal vem colocando até por que me ajuda a lembrar, rever e avaliar por quais motivos vou votar em quem escolhi. e essas posições e idéias é que são fundamentais para os nossos próprios futuros. Afinal desde o asfalto na rua até o assento do avião. estão relacionados com as escolhas que fazemos durante as eleições. E gostando ou não somos influenciados pela escolha que fizemos na hora de votar em quem irá nos representar. E acredito que a maioria aqui assim como eu escolhe seu representante não por ele ter PHD ou o caralho a 4 mais por ele representar o que acreditamos ser o melhor para o futuro do brasil.
Buscando sempre o que esse candidato já fez de bom e de ruim. Para avaliar e decidir. E não apenas se deixando ser influenciado pela opinião de terceiros.

Última edição por Santanna em Qua Out 06, 2010 7:40 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente - Página 2 Empty Re: 2º Turno Pesquisa Data4All para Presidente

Mensagem por Convidad Qua Out 06, 2010 7:01 pm

Obrigado pela correção, Santanna.

Acho que continuar a argumentar com o Constatine é perda de tempo, ele já mostrou que é um direitista convicto pelo seu posicionamento. Quer dizer que quem faz greve é "baderneiro" e esta atrapalhando o "seu direito de ir e vir", mas e o direito dos trabalhadores e trabalhadoras de receber um salário digno, de não ser explorado em seu trabalho? É muito fácil falar que o sistema público está horrível, posto que o próprio modelo de serviço público instalado no Brasil é burocrático e ineficiente. Caem na sedução da direita das privatizações, onde colocam-se o papel do Estado como mero "regulador", muitas vezes aparelhando e burocratizando ainda mais o processo de fiscalização. As privatizações, que acontecem para "desafogar o sistema público", na real acabam dando um nó ainda maior.

Pois os funcionários terceirizados são mal pagos, trabalham excessivamente e tem um "exército de reserva" disposto a trabalhar nas mesmas condições insipientes. Se as pessoas se rebelam contra esse sistema ridículo, são acusadas de "baderneiras" ou de "revoltosos", faz-me rir. Novamente, PT e PSDB hoje mudam muito pouco, mas Serra é alguém que certamente não quero comandando o País. E essa questão da escolaridade ser igual a competência ou capacidade já foi há muito tempo. A propósito, vejam:

https://www.youtube.com/watch?v=vhYYebCGUH8

Convidad
Convidado

Mensagem por Ero-Evil Ryu Qua Out 06, 2010 7:32 pm

Acho que a Dilma vai ganhar, porque acho mais facil que eu ganhar na mega sena.

Obs: Não tenho nenhum partido.
Ero-Evil Ryu
Ero-Evil Ryu
High Quality M4all
High Quality M4all

Masculino Mensagens : 837

Mensagem por Ero Solid Kain Qua Out 06, 2010 8:52 pm

Dilma.

É tenso, porque pelo currículo, votaria facil facil no Serra; entretanto, a forma do PT governar ( mesmo com seus pontos negativos )foi mais efetiva do que a forma de governar do PSDB.

É inegavel o crescimento do Brasil nesses últimos 8 anos e com isso sua melhor visualizaçao para com o exterior, maior número de pessoas que viraram classe média e dentre outros pontos positivos.

Só espero puniçoes MUITO mais severas para o assunto Corrupçao, pq o CP é relativamente firme no que tange a puniçao a esse crime, mas os políticos meio que se "protegem" com legislaçoes complementares, aí fica tenso.

Última edição por Ero Solid Kain em Sex Out 08, 2010 10:02 pm, editado 1 vez(es)
Ero Solid Kain
Ero Solid Kain
Experiente M4all
Experiente M4all

Masculino Mensagens : 274

Mensagem por Ero Mateus Muniz Qua Out 06, 2010 10:24 pm

manolos votei plinio pq ele iria liberar a maconha riariariaria

mas ja que ele num ganho , meu voto é nulo(branco).

pois simplesmente ao meu ponto de vista vai continuar sendo a mesma coisa , tanto com dilma quanto com serra. oq eles podem faser é uma coisinha ali , outra aki , e assim vai , nada como uma coisa grande.

E eu estou nem ai com as eleiçoes mesmo , só voto pq é obrigado.

Como todo os politicos brasileiros eles querem apenas ganhar dinheiro.

:S
Ero Mateus Muniz
Ero Mateus Muniz
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Masculino Mensagens : 121

Mensagem por Dramatik Qua Out 06, 2010 11:49 pm

Dilma com certeza, tudo menos o Mister Burns cof cof quer dizer Serra.
Spoiler:

=AVISO=
Dramatikx , sempre que for postar uma imagem coloque-a em spoiler ! Você não é um user novato e já devia ter visto essa condição nas regras gerais .

Leias as regras AQUI .

Dramatik
Dramatik
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Masculino Mensagens : 184

Mensagem por Constantine Qui Out 07, 2010 2:49 pm

Ero Wall disse:
Acho que continuar a argumentar com o Constatine é perda de tempo, ele já mostrou que é um direitista convicto pelo seu posicionamento. Quer dizer que quem faz greve é "baderneiro" e esta atrapalhando o "seu direito de ir e vir", mas e o direito dos trabalhadores e trabalhadoras de receber um salário digno, de não ser explorado em seu trabalho? É muito fácil falar que o sistema público está horrível, posto que o próprio modelo de serviço público instalado no Brasil é burocrático e ineficiente. Caem na sedução da direita das privatizações, onde colocam-se o papel do Estado como mero "regulador", muitas vezes aparelhando e burocratizando ainda mais o processo de fiscalização. As privatizações, que acontecem para "desafogar o sistema público", na real acabam dando um nó ainda maior.

Ero Wall, não sou direitista e muito menos a favor dos ideais direitistas. Se você ler meu Post, com mais cuidado, vai ver o que eu quiz expor... Todo mundo tem direito de reinvidicar, por meio da greve, de manisfestações, de passeata, ou o que seja... desde que não atrapalhe o direito das outras pessoas que nada tem a ver com aquilo. E digo mais..." Confronto com as Forças de Segurança, não é modo de Reinvidicar, é apenas baderna e modo de aparecer."

Na minha opinião, não gosto desta zona que é o Brasil, isto aqui foi construído com sangue de pessoas que trabalharam até a morte e possivelmente depois dela. Portugal utilizava isto aqui como "depósito de lixo", mandando tudo o que não prestava para cá, com o simples intuito de retirar as riquezas deste país.
"O que começou errado, levará talvez milênios para ser consertado..."
Acredito em um modelo de Governo autocrático-ditatorial, nos moldes dos países Árabes, onde os que roubam perdem os membros, os assassinos são decapitados, onde todos tenham direito aos meios básicos para se manter com dignidade e toda falta de educação seja reprimida...
Infelizmente minha opinião é demasiadamente "Utópica", porque não temos ninguém no mundo ou no Universo, que poderia assumir o comando de tal modelo de governo, sem que cometa excessos e acabe punindo pessoas inocentes.
Um país que durante um "Processo Democrático", nos presenteia com isso:

Spoiler:

Nunca será de Primeiro Mundo...

"Não estou aqui para defender o Serra, a Dilma ou qualquer outra bosta que nos apresente, estou apenas expondo meu ponto de vista em relação à um Tema. Não voto NULO porque, ficar em cima do muro é fácil, o difícil é assumir que fez a escolha errada ou cobrar nosso representante."

Nós devemos escolher nossos candidatos com base naquilo em que acreditamos ser o melhor para nós e nossa família. Nossas escolhas são únicas e verdadeiras. Nunca poderemos concordar com tudo..., mas o diálogo, com exposições de motivos, deve ser sempre a melhor escolha para se chegar a um concenso!
Infelizmente, o que nos foi apresentado para votar, não são as melhores opções para o nosso país. Como afirmei: "Os políticos são sempre a mesma m_rd_, escolha a que menos fede e boa sorte."

"Se não temos a capacidade de andar de carro, nas grandes cidades, sem xingar a mãe de alguém, como poderemos então construir o país que todos nós queremos, sem respeitar a opinião e o jeito das pessoas."
afro
Constantine
Constantine
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Masculino Mensagens : 199

Mensagem por Convidad Qui Out 07, 2010 5:50 pm

Bom venho novamente afirmar que vou votar no Serra

Porque eu acho ele o mais preparado e esperiente para presidir o Brasil

E volto a dizer que Serra foi sim do governo do FHC mas ele foi e é considerado o melhor ministro da saúde da história do Brasil( não é porque o governo é ruim que não se tira nada de bom dele)e Serra foi muito bom!!

Mais o unico vinculo entre os dois hoje é só o partido(PSDB) outra coisa não tem nada

Mais eu não fiz esse post para descutir para tentar convencer alguem a votar porque acredito que com esses tópicos creio que todos aqui já estão decididos em quem vão votar!!

Só não concordo com alguns que dizem que vão votar em branco ou nulo, caras vcs só podem estar brincando!!

Se for para jogar o voto fora porque vão votar??

Se for assim que paguem cincão de multa que pelo menos não precisa irem até lá!!!

então espero que vcs pensem e não joguem seu direito de votar no ralo!!

Mas como falei antes não postei para descutir!!

Vim falar sobre o que vcs acham dessas pesquisas de intensão de voto

Bom na minha opinião eu acho que deveriam ser proibidas as divulgações dessas pesquisas

Porque? Não para tirar o direito de do cidadão de ver essas pesquisas mas pelo simples fato dessas pesquisas induzirem as pessoas no seu voto

Porque? Muitas pessoas, eu disse muitas pessoas ao verem essas pesquisas dizem:"ah eu vou votar no tal fulano porque ele está na frente nas pesquisas e eu não quero perder o meu voto"

Até porque essas pesquisas muitas vezes estão erradas e acabam o eleitor a "votar errado"

Como aconteceu no Parana que davam como empatadas as pesquisas e no final Beto Richa ganhou facil no primeiro turno, isso que ele já tinha pedido ao ministério publico para não serem divulgadas essas pesquisas por supeita de erro, mas mesmo assim foi divulgada a ultima pesquisa completamente errada!!

Na minha opinião essas pesquisas deveriam ser proibidas as sua divulgações( eu estou falando de data folha e IBOPE e de todas as outras) pelo simples fato de induzirem ao erro de algumas pessoas que ao meu ver são pessoas ignorantes!!

Tambem venho pedir desculpas por escrever com letras maiusculas meus ultimos comentários.Não foi para ofender ninguem nem gritar com ninguem, só estava com um pouco de pressa por isso escrevi com o caps lock ligado por ser mais rapido!!

Flw

Convidad
Convidado

Mensagem por Ero Naldo Qui Out 07, 2010 6:33 pm

pra fala a verdade minha vontade era de rasga meu titulo huahauhau, mas como somos obrigados a ir la vo acaba votando na dilma, ñ porque eu gosto dela ou do lula (apesar que pra mim foi um bom governo) e sim mais por odia o serra

sobre a disculsão de greve, eu ñ concordo, afinal agora ta dendo a greve dos bancarios, e ai? quem se fode so eu, pois só tem um banco funcionando na cidade toda, ai escolho fica 2hrs na fila desse banco ou 2 hrs na fila da loterica

greve tinha efeito na epoca de 1900 e la vai pedrada, hj em dia ñ adianta mais ñ, pois eu penso que antes de entrar no emprego a pessoa ja sabe o quanto vai ganha, ninguem vai la enganhado, até porque eles tem que volta pro trabalho e o reajuste no final vai se de uns 5 reais por mes
Ero Naldo
Ero Naldo
Profissional M4all
Profissional M4all

Masculino Mensagens : 369

Mensagem por Ero-Evil Ryu Qui Out 07, 2010 6:42 pm

Pra mim esse negocio de segundo turno é só pra dizer que foi apertado a disputa e que foi justo.
Ero-Evil Ryu
Ero-Evil Ryu
High Quality M4all
High Quality M4all

Mensagem por Ero Diego Qui Out 07, 2010 8:03 pm

=JEN LIGHT=
Pow Evil Ryu, tu já é membro antigo, Um post com apenas uma linha? Isso é flood véio. Me desculpe mas vou ser obrigado a te dar uma Jen light aqui. Você já é membro antigo, sei que não fez por mal, mas cuidado. Todos neste tópico também, cuidado pra naum floodarem aqui blz? É isso.

Ero Diego
Ero Diego
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 2340

Mensagem por Ero-Evil Ryu Sex Out 08, 2010 8:34 am

Ero Diego tudo bem cara, peço desculpas, justifico meu post, eu tinha um bocado pra dizer, mas não achei prudente. Eu não me lembro de uma eleição presidencial no Brasil que não houve segundo turno e acredito que o fazem só pra dizer que foi justo.

Off:Sempre que fizer alguma coisa fora dos padrões do forum, mesmo que seja minimo, podem me punir.
Ero-Evil Ryu
Ero-Evil Ryu
High Quality M4all
High Quality M4all

Mensagem por Cardosorjc Sex Out 08, 2010 12:50 pm

Olha galera vamos na logica.

Dilma burra so vai afundar e acontinuar chupando manga ja chupada de LULA e continuar com o que ele fazia e vai ficar puxando carrosa.

Vote no cerra que ele vai te cerrar com impostos e bousas fracas, vou apostar nele porque ele entre os podres ele e o menos pior.

(Serio agora)

Agora pra quem vota em branco galera pera ai ne o Brasil e de todos mas sao todos nos que decidimos o nosso pais por exemplo a na italia pelo que eu me lembro ninguem e obrigado a votar mas todos votam uns 99% dos que podem porque sao consientes e nao pensam so neles mesmos.

(brincadeira)
Vamos dar uma chanse para o velho la coitado ele ta pior que o danzou, mal mal virou Rokage e ja morre ja o Cerra vai morrer de tato tentar virar presidente.

:i'mdead:
Cardosorjc
Cardosorjc
Profissional M4all
Profissional M4all

Masculino Mensagens : 566

Mensagem por Convidad Sex Out 08, 2010 6:08 pm

Cara realmente gostaria de entender o que serra fez de tão bom assim. Acho que devo estar pesquisando nos locais errados. Pois quanto mais pesquiso do governo dele em São Paulo. E quanto mais pesquiso sobre as decisões dele como ministro da era FHC mais me espanto com o quanto ele fez.

Rodoanel para quem mora em São Paulo ou compra produtos de origem desse estado.
Spoiler:

Coisas que gostaria que me mostrassem que estou errado.
Spoiler:

Algumas verdades.
Spoiler:

Mais não pensem que não admiro o serra. Admito que para mim ele é a mistura de James Bond com o SUPER-MAN. leia aqui para entender o por que.

Spoiler:

Convidad
Convidado

Mensagem por Ero Von Arthoneceron Sex Out 08, 2010 9:06 pm

Bem, eu disse que não votaria no Serra não por não gostar dele ou de suas propostas, mas pelo elitismo tucano certo?

Pois bem, esse programa político de hoje só confirmou a minha posição de contrário ao PSDB, visto que a maior parte do programa foi feito para fazer as comparações entre a Dilma e o Serra e difamá-la.

As propostas em sí em nada foi comentado, simplesmente foi um joguete de comparar biografias e pegar o eleitor por emoção, com questões que, teoricamente, a Dilma abriu mão, como aborto e a questão religiosa. Sinceramente, esses ataques infundados do PSDB e comparações com o passado histórico do PT vão se tornar um tiro pela culatra, se analisarmos a relevância histórica e as consequências das ações do partido tucano.
Ero Von Arthoneceron
Ero Von Arthoneceron
Icha-Icha Fan M4all
Icha-Icha Fan M4all

Masculino Mensagens : 1269

http://www.twitter.com/Arthoneceron

Mensagem por Dramatik Sáb Out 09, 2010 3:29 am

Pessoal reclamando do Governo Lula, hoje em dia a situação está bem melhor que a época do FHC, não é o ídeal, mas está muito bom, lembrando que o Lula pagou a dívida externa deixada pelo FHC ( principalmente ) e por outros Governos, roubos todos os Governos tem, claro que para a GLOBO vale mais pena mostrar o Governo do PT envolvida em escândalos que o PSDB.
Se votar no Serra já fiquem sabemdo que ele vai privatizar o país, vai deixar a saúde pior que está, fora que vai aumentar em dobro os impostos.
Ainda bem que o resto do país não pensa que nem o povo daqui e Dilma ganha folgado essa eleição.
Dramatik
Dramatik
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Mensagem por Oz Sáb Out 09, 2010 11:27 am

Pra vocês terem noção de quem é correto votar no 2° Turno assistam esse Video e tire as suas proprias conclusões:

Spoiler:

Como que eu votar eu uma pessoa que nunca ocupou cargo publico importante (prefeito governador e outros) e que até o ano passado até o começo do ano passado ninguem conhecia e agora grudou nas costas do Lula.
A campanha dela é feita toda em cima do Lula: Dilma e Lula pra cá, Dilma e Lula pra lá. Até porque se não fosse o Norte e Nordeste o Serra ganhava facilmente.
O povo ignorante que não entende de nada vota na Dilma.

Vocês tem que entender que uma pessoa não é igual a outra. Não é porque o Lula fez um bom trabalho que a Dilma vai fazer igual. Assim como não é porque o FHC fez um ruim trabalho que o Serra vai fazer igual.

Quem acha que o Lula é o presidente perfeito esta muito enganado toda vez que o PT se envolve num escandalo ele se esconde dizendo que não tem nada a ver, assim como o Dilma fez agora com a casa Civil.
Agora me respondam como que o presidente a principal Ministra não teriam nada a ver com os escandalos ressentes?

Quem acredita em Deus não pode votar na Dilma

Meu voto é do Serra

Obs: Ainda bem que o meu Grêmio é imortal.

Última edição por Oz em Seg Out 11, 2010 11:12 am, editado 1 vez(es)
Oz
Oz
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Masculino Mensagens : 129

Mensagem por Convidad Sáb Out 09, 2010 12:19 pm

Desgoverno, caos e sofrimento humano na degradada São Paulo

Mauro Carrara*

Você também não agüenta mais viver em São Paulo? Não vê retorno nos altíssimos impostos pagos ao Governo do Estado e à Prefeitura?

Você já se cansou de passar horas e horas no trânsito? Já não suporta ver semáforos quebrados ou desregulados? Já se indigna com a indústria de multas?

Já precisa tapar o nariz para andar pelas ruas lotadas de lixo?

Já teme perder seu carro numa enchente relâmpago?

Já se apavora ao saber que a cidade praticamente não tem mais polícia, e que são suas orações que protegem seus familiares nos trajetos urbanos?

Já se questiona se o suor do trabalho não é suficiente para lhe garantir um mínimo de eficiência nos serviços públicos?

Já se pergunta por que a imprensa nunca lhe dá respostas?

Já nota que o jornal e o portal de Internet nunca lhe fornecem a explicação que você procura?

Talvez, então, você esteja no grupo dos 57% de paulistanos que deixariam a capital caso pudessem, conforme apurou o Ibope.

Talvez, esteja no time dos 87% que consideram São Paulo um lugar completamente inseguro para se viver.

Mas, afinal, como chegamos a esta situação caótica na maior cidade do Brasil?

Analisaremos questões específicas (enchentes, trânsito, segurança, entre outras) do processo de degradação da qualidade de vida em São Paulo.

Porém, comecemos pelo geral.

1) Sua angústia, paulistano, tem basicamente três motivos:

a) A incompetência, a negligência e a imperícia dos grupos que, há muitos e muitos anos, se apoderaram da máquina pública no Estado de S. Paulo. Aqui, o “capitão da província” é sempre da mesma tropa.

b) O sistema desonesto de blindagem e proteção dessas pessoas pelos veículos de comunicação, especialmente a Folha de S. Paulo, o Estadão, a Rede Globo e a Editora Abril, aquela que publica a Veja.

c) A vigência de uma filosofia de gestão pública que nem de longe contempla as necessidades humanas. O objetivo da máquina de poder, hoje, em São Paulo, é privilegiar uma pequena máfia de exploradores do Estado e da cidade. O governo dos paulistas e dos paulistanos exige demais, mas oferece de menos.

2) Em pleno século 21, os velhos políticos ainda administram São Paulo como coronéis de província. São tão arrogantes quanto preguiçosos.

a) Não temos um plano coordenado de construção de “qualidade de vida” na metrópole, que coordene ações na área de saúde, educação, cultura, transporte e moradia. Todas as outras 9 grandes cidades do mundo têm, hoje, grupos multidisciplinares trabalhando duramente em projetos desse tipo.

b) Não temos um projeto sério, de longo prazo, para reestruturação e racionalização da malha viária.

c) Não temos um sistema de transporte coletivo decente. Entre as 10 maiores cidades do mundo, São Paulo é aquela com o menor número de quilômetros servidos por metrô.

3) Por que a doce chuva virou sua grande inimiga?

a) Porque os governantes de São Paulo não pensam em você quando autorizam a construção de novos condomínios e habitações. Onde havia terra e árvores, passa a existir concreto. O solo não absorve a água, que corre desesperadamente para o Tietê.

b) Porque a prefeitura simplesmente abandonou os trabalhos de construção dos piscinões. Você tem medo de morrer afogado no Anhangabaú? Pois bem, os recentes dramas no túnel teriam sido evitados se José Serra e Gilberto Kassab tivessem seguido o projeto de construção dos reservatórios de contenção nas praças 14 Bis e das Bandeiras. Até o dinheirinho já estava garantido, com fundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Mas os dois chefões paulistas consideraram que as obras não eram necessárias. Agora, você paga por este descaso.

c) Lidar com água, uma das mais importantes forças da natureza, exige pesquisa e conhecimento. Em São Paulo, as obras são feitas de acordo com o humor dos governantes, muitas vezes em regime de urgência. Na pressa, o resultado quase sempre é desastroso. No Grajaú, por exemplo, os erros de engenharia na canalização de córregos acabaram por gerar entupimentos, enchentes e destruição. As famílias da região perderam móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos. Ou seja, obra sem planejamento gera mais prejuízo que benefício.

d) São Paulo tem a sua Veneza. É o Jardim Romano, que vai afundando a cada enchente. Como se trata de periferia, a prefeitura simplesmente abandonou os projetos de drenagem e captação de águas. O resultado é água imunda dentro das casas, doença e morte. Para minimizar o problema, o governo do Estado resolveu lançar um “carro anfíbio”, apresentado com pompa pelo bombeiros. Será que, não satisfeitos com o estrago, ainda querem rir da cara do cidadão?

e) O descaso com a cidade pode ser provado facilmente. Um levantamento técnico mostra que o número de pontos de alagamento aumenta assustadoramente de ano para ano. Em 2007, a cidade tinha 9 pontos fixos de alagamento. No ano seguinte, já eram 43. Atualmente, há 152 lugares por onde o paulistano pode perder seu carro durante uma chuva. É isso aí mesmo: 152! Sem dúvida, anda chovendo bastante. Mas não se pode negar que problemas de escoamento estão gerando o caos em áreas antes seguras. É o caso da Avenida Brasil com a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, nos Jardins. Quem podia imaginar que até mesmo a região nobre de São Paulo sofreria com alagamentos, lama e fedor insuportável?

f) O dinheiro que a Prefeitura gasta em câmeras, multadores automáticos e propaganda na imprensa poderia muito bem servir à erradicação de alguns desses problemas. No entanto, o drama da população parece não sensibilizar o prefeito nem o governador. Veja o caso dos alagamentos da Marginal Pinheiros com a Ponte Roberto Rossi Zuccolo. O problema já é grave, mas as obras nem foram contratadas, como admite a prefeitura. No caso da Zachi Narchi com Cruzeiro do Sul, na Zona Norte, a prefeitura limita-se a dizer que há um “projeto para futura implantação”. Tudo muito vago. Nenhuma pressa. No caso da Alcântara Machado (Radial Leste) com Guadalajara, a confissão oficial de incapacidade é assustadora: “as interferências não configuram possibilidades de obras para solucionar o caso de imediato”.

4) Por que São Paulo fede?

a) Porque a gestão Serra-Kassab simplesmente reduziu em cerca de 17% o investimento em varrição e coleta de lixo, especialmente na periferia. Aliás, limpeza urbana é algo que não se valoriza mesmo em São Paulo, vide as declarações do jornalista Boris Casoy sobre os garis.

b) Porque os projetos de coleta seletiva e de usinas regionais de reciclagem foram reduzidos, desmantelados ou sumariamente engavetados.

c) Porque a política de “higienização social” tem dificultado extremamente o trabalho dos catadores e recicladores.

d) Nem é preciso dizer que o lixo que se amontoa nas ruas da cidade vai parar nos bueiros. Vale notar que, nas enchentes, boa parte do lixo boiando está devidamente ensacado. Trata-se de uma prova irrefutável de que o “porco” nesta história não é o cidadão paulista, mas aquele que o governa.

5) Padarização: por que São Paulo é tão insegura?

a) O governo Serra praticamente sucateou o sistema de Segurança Pública. Paga mal os agentes da lei e ainda fomenta a rivalidade entre policiais civis e militares.

b) Em seu ímpeto privatista, o governo paulista incentiva indiretamente os empreendimentos de segurança particular.

c) Mal pagos, mal aparelhados e mal geridos, os policiais paulistas são o retrato da desmotivação.

d) Criou-se informalmente um sistema de “padarização” das patrulhas. Normalmente, os agentes da lei se mantêm na porta de uma padaria ou mercado, reduzindo drasticamente as rondas pelas áreas internas dos bairros. De certa forma, acabam se tornando uma guarda particular dos comerciantes locais. Esse fenômeno atinge não somente a periferia da Capital e de outras grandes cidades, mas também os bairros de classe média.

e) Essa mesma polícia invisível nas ruas, entretanto, ocupou o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) durante ato em defesa do Programa Nacional dos Direitos Humanos. Exigiam explicações sobre o encontro… Ora, que terrível bandido se esconderia ali? Ou será que voltamos à época da Operação Bandeirantes, que visava a perseguir os inimigos do regime militar?

f) Cabe dizer: o pouco que restou da Segurança Pública é resultado do esforço pessoal de policiais (militares e civis) honestos, dedicados, que ainda arriscam a vida para proteger o cidadão. Esses, no entanto, raramente são premiados por suas virtudes.

6) Politicalha na calçada, trânsito, impostos e desrespeito ao cidadão.

a) Sem qualquer fiscalização da imprensa, o governante paulista julga-se hoje acima da lei. Não precisa dar satisfações a ninguém.

b) É o caso da Calçada da Fama, já apelidada de Calçada da Lama, no bairro de Santa Cecília. Inspirada na homônima de Hollywood, foi condenada por todos os moradores locais. Mesmo assim, a prefeitura colocou 18 homens da Subprefeitura da Sé para trabalhar na obra (afinal, eles não têm bueiros para limpar). Cabe lembrar que os “testes” de homenagens foram realizados com a colocação de duas estrelas. Uma delas tinha o nome do ex-governador Geraldo Alckmin. A outra, do atual, José Serra, o único governador do Brasil que, entre amigos, se gaba de acordar ao meio-dia.

c) Para obras desse tipo, supõe-se, o prefeito Kassab busca um “aumentaço” no IPTU, tanto para imóveis comerciais quanto residenciais.

d) Cedendo ao cartel das empresas de ônibus, Kassab também decretou aumento nas passagens, de R$ 2,30 para R$ 2,70. A poucos metros da Câmara dos Vereadores, com bombas de efeito moral e balas de borracha, a polícia de Serra reprimiu violentamente os estudantes que tentavam se manifestar contra a majoração. Agressão desse tipo, aliás, já tinha sido vista na USP, em episódio que lembrou a invasão da PUC-SP por Erasmo Dias, em 1977.

e) Se o trânsito é cada vez mais caótico em São Paulo, raras são as ações destinadas a reformar a malha viária, revitalizar o transporte público e constituir um sistema inteligente e integrado de locomoção urbana. Os técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego ainda planejam suas ações conforme modelos da década de 60. A obsolescência no campo do conhecimento é a marca da gestão da CET.

f) Se o tráfego paulistano é um horror, confuso e mal gerido, o mesmo não se pode dizer da indústria de multas. Em 2009, foram arrecadados R$ 473,3 milhões, valor maior do que o orçamento de cinco capitais brasileiras. Só 62 municípios do Brasil recebem, entre todos os tributos, aquilo que o governo paulistano obtém com esse expediente punitivo.

g) Com esse valor, seria possível instalar 2 mil semáforos inteligentes (raros aqueles em perfeito funcionamento na cidade) e 40 terminais de ônibus.

h) Curiosamente, se falta dinheiro para a reforma dos equipamentos de controle de trânsito, sobra para a compra de radares e aplicadores de multas. Foram 105 novos aparelhos em 2009. E a prefeitura projeta a instalação de pelo menos mais 300 em 2010.

i) Se os radares estão atentos ao motorista, dispostos a lhe arrancar até o último centavo, também é certo que não há olhos para as máfias de fiscais nas subprefeituras, especialmente na coleta diária de propinas nas áreas de ambulantes. Em 2008, membros da alta cúpula da subprefeitura da Mooca foram protagonistas de um escândalo, logo abafado pela imprensa paulistana. Hoje, os esquemas de cobrança ilícita seguem firmes e fortes. Faturam milhões, à luz do dia, na região do Brás, da Rua 25 de Março e da Lapa, entre outros, conforme denúncias dos próprios camelôs.

7) Até para fugir, o paulistano pagará caro… Dá-lhe pedágio!

a) Alguns governantes tornam-se conhecidos por construir estradas. Outros, por lotá-las de pedágios e fazer a festa de seus apoiadores de campanha. É o caso de José Serra. Em média, um novo pedágio é implantado em São Paulo a cada 30 dias. O ritmo de inaugurações deve crescer em 2010. Somente nas estradas do litoral, o governador quer implantar mais dez pedágios.

b) José Serra desistiu temporariamente de sua ideia obsessiva de implantar pedágios também nas marginais do Tietê e do Pinheiros. O desgaste político poderia inviabilizar, de uma vez por todas, seu projeto de ocupar a presidência da República.

c) Fora dos centros urbanos, entretanto, a farra do pedágio continua. Em Engenheiro Coelho, na região de Campinas, por exemplo, uma família já precisa pagar pedágio para se deslocar de um lado a outro de seu sítio, cortado pela rodovia General Milton Tavares de Souza (SP-332). Agora, para cuidar do gado, os sitiantes precisam pagar a José Serra e seus amigos da indústria do pedágio. Nessa e em outras cidades, o cerco dos pedágios deixam “ilhados” moradores da zona rural e de condomínios habitacionais. Nem mesmo o “direito de ir e vir” é respeitado.

Como resgatar São Paulo

Nos últimos anos, São Paulo vem sendo destruída e seus cidadãos humilhados. Está perdendo seu charme e carisma. Aumenta-se a carga de impostos, ao passo que os direitos básicos do cidadão são negados pela autoridade pública.

Mas nada comove a imprensa surda, muda e partidarizada. As enchentes, o lixo acumulado, as obras inacabadas, o apagão no trânsito, a fábrica de analfabetos do esquema de “aprovação automática”, as máfias de propinas, a falta de segurança e a fábrica de multas não sensibilizam os jornalistas.

A ordem nas redações é botar a culpa na sorte, nas gestões anteriores ou em São Pedro. Nenhuma tragédia é atribuída aos governantes locais. Jamais.

Quando a cratera do metrô engoliu trabalhadores, pais e mães de família, a imprensa silenciou sobre a culpa daqueles que deveriam fiscalizar a obra.

E o prefeito Gilberto Kassab ainda se divertiu, transformando a tragédia alheia em piada. Nem a Folha nem o Estadão escreveram editoriais indignados sobre o episódio.

A imprensa também se fez de boba quando a ponte do Rodoanel desabou sobre a pista, destruindo veículos e ferindo pessoas.

Aliás, os jornais estampam enormes manchetes quando se constata qualquer atraso em alguma obra do PAC. Mas não encontram relevância no atraso das obras do Rodoanel.

Já são doze anos de embromação, casos de superfaturamento e destruição do patrimônio natural nos canteiros de obras.

Na Capital, José Serra e Gilberto Kassab criaram fama ao inventar a lei “Cidade Limpa”, uma restrição sígnica ao estilo “talebã” que deixaria os habitantes de Nova York e Tóquio perplexos.

Eliminaram praticamente toda a publicidade local e, automaticamente, canalizaram milhões e milhões de Reais para jornais, TVs, rádios e portais de Internet. Um golpe de mestres.

Portanto, aquele que sofre diariamente em São Paulo precisa urgentemente revisar seus conceitos políticos, reeducar-se para a leitura dos produtos noticiosos e mobilizar-se para viabilizar a urgente mudança. Se São Paulo pode ser salva, será você, paulistano sofrido, o artífice dessa proeza.

* Mauro Carrara é jornalista, paulistano, nascido no Brás, em 1939.

Fonte

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< DONA EDIT ....... Matéria no spoiler aqui em baixo >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Spoiler:

Se quem vota em dilma é ignorante? Quem vota em governos como esse ai de cima é o que?

Última edição por Santanna em Sáb Out 09, 2010 4:22 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Dramatik Sáb Out 09, 2010 4:04 pm

Oz escreveu:Pra vocês terem noção de quem é correto votar no 2° Turno assistam esse Video e tire as suas proprias conclusões:

Spoiler:

Como que eu votar eu uma pessoa que nunca ocupou cargo publico importante (prefeito governador e outros) e que até o ano passado até o começo do ano passado ninguem conhecia e agora grudou nas costas do Lula.
A campanha dela é feita toda em cima do Lula: Dilma e Lula pra cá, Dilma e Lula pra lá. Até porque se não fosse o Norte e Nordeste o Serra ganhava facilmente.
O povo ignorante que não entende de nada vota na Dilma.

Vocês tem que entender que uma pessoa não é igual a outra. Não é porque o Lula fez um bom trabalho que a Dilma vai fazer igual. Assim como não é porque o FHC fez um ruim trabalho que o Serra vai fazer igual.

Quem acha que o Lula é o presidente perfeito esta muito enganado toda vez que o PT se envolve num escandalo ele se esconde dizendo que não tem nada a ver, assim como o Dilma fez agora com a casa Civil.
Agora me respondam como que o presidente a principal Ministra não teriam nada a ver com os escandalos ressentes?

FF: Se a Dilma ganhar pra mim os caras que estão falando que o Mundo vai acabar estão mais corretos do que nunca (como no filme 2012: Jesus está para voltar)
Quem acredita em Deus não pode votar na Dilma

Meu voto é do Serra

Obs: Ainda bem que o meu Grêmio é imortal.
Até parece que o Serrafez um bom trabalho como governador, só quer privatizar e nada mais, os candidatos desse ano não são bons, eu queria o Tarso Genro como Candidato a presidente, mas o mesmo se candidatou a o Governo do meu estado RS e ganhou de lavada.
OFF.
Então vc esta dizendo que quem volta na Dilma é ignorante, primeiro tenha mais educação e depois post no tópico. Mad
Dramatik
Dramatik
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Mensagem por Oz Sáb Out 09, 2010 4:30 pm

ON: Respondendo aos Eros aí em cima:

É melhor votar em alguem que errou algumas vezes e acertou milhares do que votar em alguem que até o começo do ano passado ninguem conhecia e é uma pucha saco do atual presidente.

OFF: Bom amigos Eros Santanna e Dramatik se a carapuça serviu para vocês eu não tenho nada com isso.

Se eu ofendi vocês foi mal...

Última edição por Oz em Seg Out 11, 2010 11:12 am, editado 1 vez(es)
Oz
Oz
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Mensagem por Convidad Sáb Out 09, 2010 5:11 pm

Respota ao Oz e um dos motivos da chamada de atenção ai em baixo.

Spoiler:

<<<<<<<<<<<<<<<< Dona Edit para não deixar este post sem conteudo relacionado ao tópico >>>>>>>>>>>>>

Uma analize do bolsa familia feita por Daniel Jorge Caetano em seu BLOG

Não gosto muito de tratar assuntos políticos aqui; a razão para isso é que gosto de estimular a reflexão sobre o que observo no dia-a-dia e, acredito, falar sobre política sai um pouco desta linha, dado que nela o mote principal não é a razão e reflexão, mas a negociação de interesses.

Vou abrir uma exceção desta vez, devido a uma conversa que ouvi ontem.

Conversavam sobre a ineficiência, ineficácia do “bolsa-esmola” e toda a falácia que supostamente cerca o referido programa (positivas e negativas). O que me permite abrir essa exceção é o fato de que todos os candidatos parecem estar apoiando esta iniciativa – ainda que, em alguns casos, esse apoio seja motivo de riso para muitos.

Sou uma pessoa técnica, não gosto de fazer política. Minha experiência no campo político me proporcionou muita angustia pessoal; foi quando descobri que não tenho fígado para isso1. Assim, há algum tempo, seguindo a minha visão técnica e sem conhecer muita coisa da realidade brasileira, eu questionava muito o tal do Bolsa Família; em especial, quanto à sua eficácia.
Spoiler:
Avaliando superficialmente, o Bolsa Família é “um programa assistencialista e populista, uma forma legal de compra de votos”, como ouvi alguém colocar.

Não há como negar que é possível – e alguns diriam provável – que essa é a índole do programa, isto é, que essa é a motivação primordial por trás do programa. Por outro lado, vem a dúvida: será que esta é a característica mais relevante em uma análise mais ampla?

Depois de viajar pelo interior do Brasil, por lugares como o Vale do Jequitinhonha no norte de Minas Gerais ou o interior da Bahia, regiões extremamente mais pobres que a em que vivo – São Paulo -, conversar com os habitantes destes lugares e ouvir da boca deles como a vida da comunidade melhorou (e não apenas das famílias diretamente beneficiadas pelo programa), me convenci que a avaliação ”rasa” do programa era falha, e comecei a procurar entender melhor suas consequências.

A conclusão a que cheguei é que ele tem efeitos muito mais relevantes do que aqueles normalmente explicitados. Aqueles que consideram que se trata apenas de um programa eleitoreiro, podem considerar que esses “efeitos”, na verdade, são apenas “efeitos colaterais”. Mas isso não invalida, de forma alguma, as conclusões sobre a validade do programa.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que, me parece, o segredo por trás do sucesso do programa é o valor que foi definido para a bolsa, além dos critérios para sua concessão. Os critérios são relevantes, mas dependem de controle – algo difícil de se conseguir, dada a amplitude de programa. O valor da bolsa, entretanto, tem um efeito auto-regulador interessante, que dispensa controle ativo.

Que efeito auto-regulador é esse? É o efeito de ser uma bolsa de um valor alto o suficiente para permitir que as famílias saiam da miséria absoluta, mas baixo o suficiente para que, assim que a situação melhora, seja para a pessoa ou para a comunidade em que ela vive, a bolsa se torna desprezível.

Para entender essa afirmação, é preciso avaliar os efeitos todos do programa, o que tentarei apresentar em diversos níveis, sempre com foco nos benefícios sociais que ele proporciona (e não nos ganhos políticos decorrentes).

Efeitos de Primeira Ordem

Os efeitos de primeira ordem são aqueles diretos, ou seja, uma melhoria da qualidade de vida dos mais miseráveis. Em tese, os beneficiários diretos são apenas as famílias que recebem a bolsa e é este tipo de efeito que leva a uma definição, talvez precipitada, de que se trata de um programa ”populista e eleitoreiro”.2

Efeitos de Segunda Ordem

Os efeitos de segunda ordem são aqueles observados na sociedade, em um curto intervalo de tempo, após a implementação do programa.

Na economia

As pessoas que recebem o bolsa família tem, proporcionalmente, um grande aumento em seu poder de compra; essas pessoas, entretanto, não estão em um patamar de consumo em que aumentar o poder de compra significa comprar supérfluos (celulares, carros etc.), mas sim em um patamar onde existe necessidade reprimida por alimentos e insumos básicos para a vida digna (água, limpeza, material escolar, dentre outros).

Spoiler:

Como a maioria destas pessoas vivem em lugares muito pobres3, estes produtos, em geral, não são adquiridos em grandes supermercados, mas em pequenas vendas e pequenos comércios locais.

Ora, a “vendinha” da esquina, ao ganhar novos consumidores e ter um aumento substancial do consumo, pode crescer. Se cresce, não apenas pode vir a gerar empregos, mas também movimenta a economia local: o dono da vendinha e seus funcionários também vão comprar em outras lojas.

Adicionalmente, o dono da vendinha tem como negócio o comércio, ou seja, ele não produz o que vende. Se aumentou a venda, ele tem que comprar mais.

Isso movimenta a agricultura e produção local e, em estágios mais avançados, até mesmo aumenta o consumo em outros mercados, de onde o dono da vedinha tem que ir buscar produtos, “na cidade grande”. Em outras palavras, trata-se do surgimento de novos mercados produtores e consumidores, possibilitando inclusive a indução de emprego e melhoria das condições de vida em outras regiões.

Além do efeito óbvio que isso tem para o aumento da qualidade de vida local, a maior parte dessas operações geram impostos para o governo e, embora seja difícil precisar o valor que “volta” para o governo de cada Real gasto com o Bolsa Família, o certo é que uma parte volta. Como são mercados novos, isso significa que o imposto que volta tem o efeito de diminuir o custo do programa, o que para o governo – e para o povo que o financia – é ótimo.

Agora, uma outra coisa que acontece com o aquecimento da economia local é, em geral, uma inflação local. É comum que nas regiões mais pobres tudo custe muito barato, porque as pessoas não têm dinheiro para consumir. Com o dinheiro e a melhoria inicial das condições de vida das pessoas, ocorre um aumento do consumo e, com isso, é normal que exista uma pequena inflação local. Bizarramente, isso é positivo, proporcionando um dos instrumentos de auto-regulação do benefício.

Quando alguém diz que “o cara vai receber a bolsa e não vai mais querer trabalhar”, está ignorando que a economia é dinâmica: com a inflação local e o aumento do seu padrão de consumo, o poder de compra da bolsa para uma dada família vai cair com o tempo. Como o indivíduo pode trabalhar e receber a bolsa, com o tempo se torna mais interessante manter o emprego - que com o aquecimento da economia local tende a pagar melhor – do que a manutenção da bolsa – que tem valor fixo nacionalmente, não levando em conta as questões locais.

Isso pode acabar se tornando um caminho natural para a “porta de saída” da bolsa, depois de ter estimulado o desenvolvimento local.4

Na política

Uma consquência curiosa – e que só me atentei para ela conversando com pessoas de local onde o coronelismo era muito forte – é que o Bolsa Família tirou poder das oligarquias locais, vulgarmente conhecidas como ”famílias de coronéis”.

Historicamente estas famílias dominavam a política local através da compra do voto com coisas pequenas e baratas: pares de chinelos, sacos de farinha, coisas que não lhes custavam nada, mas que lhes permitiam governar uma cidade ou estado, receber verbas federais e desviar recursos à vontade, pois o povo – mantido ignorante e necessitado – via neles salvadores que lhes permitiam beber água da chuva – captada em um açude construído em propriedade particular de político, usando verba pública – a um pequeno custo… ou até mesmo de graça… “como é bom nosso governante!”

Obviamente este problema não acabou com o Bolsa Família, mas aparentemente vem se reduzindo. A razão para isso é que, com aquela pequena ajuda, nestes locais muito pobres onde se comprava um voto com um par de chinelos, as pessoas não têm mais interesse em vender seus votos por essas coisas – agora elas conseguem comprar o saco de farinha, sem precisar implorar ou trocar favores – ou seja, sobrevivem de maneira mais digna.

Assim, comprar o voto tornou-se uma prática naturalmente mais cara – ou seja, o Bolsa Família inflacionou a compra de votos, dificultando ou até mesmo impossibilitando a prática. Com isso, abre-se espaço para uma possível diversificação no espectro político em várias localidades. Surgem novas lideranças locais, municipais, mudando a dinâmica política da região.

Ainda que isso pareça um pouco distante, de médio prazo ao menos, novas lideranças locais têm assumido no lugar de velhas famílias oligárquicas em muitos lugares, o que pode ter como um de seus fatores de influência justamente o Bolsa Família (embora dificilmente seja o único, é claro!)

Alguns podem alegar que deixou-se de vender votos localmente para se vender nacionalmente, uma vez que com o benefício o governo federal estaria comprando votos também. Mas é questionável a validade de se falar em um “coronelismo federal”, dada o baixo contato entre povo e governo federal.5

Na educação

Como o foco do Bolsa Família é na alimentação (faz parte do Programa Fome Zero) e a concessão da Bolsa exige a presença das crianças na escola6, ele contribui para uma melhoria na educação, embora não a garanta.

A combinação da presença e alimentação é importante porque ninguém aprende nada sem ir para a escola e, mesmo indo, não aprende se estiver com fome.

Os efeitos da desnutrição na capacidade de aprendizado são vastos.

Infelizmente isso não é garantia, porque a educação básica em nosso país ainda é extremamente deficiente e, até o momento, por ser competência estadual e municipal, não há nada que o Governo Federal possa fazer a respeito.7
Spoiler:
Na saúde

Outra exigência para a concessão da Bolsa são os cuidados com a saúde da criança, regulamentado como exigência de vacinação, por exemplo. Bem alimentada e com orientações mínimas, as pessoas se mantém mais saudáveis e dependem menos do deficiente sistema público de saúde. Isso leva também a uma vida mais digna e traz mais motivação às pessoas.

Spoiler:

Efeitos de Terceira Ordem

Os efeitos de terceira ordem são aqueles que decorrem da combinação dos efeitos de segunda ordem, além da universalização destes efeitos com o passar do tempo. Analisarei alguns deles.

Na sociedade

Com todos os efeitos de segunda ordem citados, em especial a geração de condições de vida mais dignas nos mercados locais – dado o seu desenvolvimento -, ocorre a formação de uma consciência de cultura local e, também, a fixação das pessoas onde elas estão, gerando novos pólos de desenvolvimento, produção e consumo.

Essa fixação é fundamental, uma vez que os grandes centros atuais não comportam mais crescimento populacional, já vivendo em uma condição de esgotamento de recursos (congestionamentos, falta de água, alto custo da alimentação, poluição, etc).

Fixando as pessoas em seu local de origem proporciona uma sociedade melhor distribuída, tornando a ocupação e o desenvolvimento nacional menos desigual, possibilitando acesso melhor distribuído aos recursos naturais de todas as regiões do país.

Na política

Com o passar do tempo, as novas lideranças locais podem ser tornar novas lideranças regionais ou até mesmo nacionais. Essa renovação nas lideranças políticas é saudável para a democracia, proporcionando seu amadurecimento.8

Na educação

Um efeito já apontado em algumas análises é que, à medida que as condições de vida das pessoas melhoram, com um crescimento do rendimento per-capita, quando a renda do Bolsa Família passa a não se mais tão importante na alimentação – mas ainda antes de se tornar dispensável -, ela passa a ser utilizada na aquisição de livros e material escolar.

Este efeito, já constatado em alguns locais9, proporciona, juntamente com outros fatores de segunda ordem, um grande ganho na capacidade de aprendizado dos estudantes, contribuindo para a formação de gerações mais formalmente educadas.

Na saúde

Com alimentação, estudo e cuidados médicos básicos, temos um povo mais saudável; e um povo mais saudável é mais feliz, produz melhor e consome mais. Isso tudo já é ótimo para a nação.

Mais que isso, entretanto, os efeitos de longo prazo de políticas da mudança da cultura da população mais pobre – proporcionadas pelas exigências de concessão de bolsas do Bolsa Família -, podem formar gerações não apenas mais saudáveis, mas mais conscientes de sua própria saúde. E pessoas mais conscientes de sua saúde, em geral, cuidam dela, em um nível muito mais alto, como melhor alimentação, atividades físicas etc.

Efeitos de Quarta Ordem

Os efeitos de quarta ordem são os benefícios intrínsecos da universalização dos efeitos de terceira ordem. Os que imagino mais imediatos são três.

O primeiro é a influência de todos estes fatores nos gastos públicos com saúde. Esta área pode se beneficiar extremamente de uma população mais saudável e bem educada, tanto no aspecto financeiro – menos gastos com saúde pública – quando econômico – com um menor número de pessoas solicitando o sistema público de saúde, aqueles que o solicitam podem ser melhor atendidos, com um investimento público potencialmente menor.

O segundo é que, com uma melhor educação, obviamente combinadas com outras políticas que venham melhorar a cultura dos alunos, teremos uma população mais culta, capaz de escolher melhor seus representantes políticos, buscando um equilíbrio entre renovação e experiência, rumando cada vez mais em direção a uma democracia madura.

O terceiro é a influência de tudo isso nos gastos públicos com o próprio programa. Uma vez que a nossa população já ruma para uma estabilidade numérica e, com essa população cada vez mais educada, saudável e consciente, o número de famílias que precisam do Bolsa Família tende a ser cada vez menor.10

Pontos negativos

Nem tudo são flores, no entanto. Como estes efeitos só podem ser observados com a presença do programa em todo o país, os números de beneficiários são extremamente altos e, assim, o controle dos parâmetros de concessão ficam prejudicados. É praticamente impossível fazer um controle rígido sem que os custos do programa crescam demasiadamente.

Ainda que evidentemente ocorram desvios – devido ao controle precário -, é bastante possível que estes desvios representem um valor financeiro bastante inferior ao custo que teria um controle mais apurado. Esta afirmação não vem meramente de uma eventual fiscalização ter um custo alto, mas também do fato que os valores movimentados individualmente são muito baixos. Para que quantias grandes sejam de fato desviadas, grandes esquemas precisam ser armados.

Contra “grandes esquemas”, mesmo um controle menos sofisticado pode ser capaz de detectá-lo e, convém lembrar, principalmente na hipótese de ”programa eleitoreiro para compra de votos” – como dizem alguns -, o governo seria o menor interessado em que exista desvio desta verba específica.

Adicionalmente, tanto o cadastro quanto o controle atuais são feitos pelos estados e municípios, que em grande parte não estão nas mãos dos mesmos partidos que o governo federal, o que dificulta ainda mais a formação de grandes esquemas sem que ninguém tenha conhecimento.

Moral da história: se ocorre desvio, é com o consentimento de todos; isso não torna a preocupação com os desvios menos importante, mas não serve de munição eleitoral contra o programa em si.

Conclusões

Diante do apresentado, afirmar simplesmente que se trata de um programa de esmolas é limitar demais o escopo de um programa que, sendo implantado de maneira generalizada como foi, pode trazer enormes transformações para um país – e, dentro de certos limites, já me parece estar trazendo, ainda que eles sejam pouco visíveis aqui em São Paulo.11

O conjunto de efeitos que o programa traz consigo, cada um deles potencializando fatores fundamentais para o desenvolvimento do país em todos os níveis humanos, aliado ao seu custo relativamente baixo aos cofres públicos, tornam o Bolsa Família não apenas um programa de sucesso momentâneo, mas também uma proposta de estratégia de médio e longo prazo que tem, no meu entender, boas chances de, em conjunto com outras políticas, modificar positivamente a sociedade brasileira.

No fim, fica até difícil dizer qual é o efeito colateral. Seria um programa “populista e eleitoreiro” que, por acaso, melhora a condição de vida da sociedade como um todo, ou será que é um programa que, por melhorar a condição de vida da sociedade, torna-se popular e com dividendos eleitorais óbvios?

Spoiler:

Quando ainda não observaram como isso é bom para a vida de todos, alguns dizem que nós não temos que pagar (através dos impostos) um programa como esse, observando apenas os aspectos dos dividendos eleitorais.

Entretanto, esta visão é simplesmente um reflexo da educação míope que nos foi imposta. Fomos educados de maneira bizarra, do ponto de vista social, ensinados que o importante é acumular e, portanto, dividir é mau.

A questão é que muitas vezes é preciso dividir para somar12, ainda que a nossa criação – que define nossos preconceitos e medos – possa tornar dificultosa esta percepção. Nos limitamos a analisar os efeitos diretos, de curto prazo, de primeira ordem.

Porém, é preciso ir além. Desprezar efeitos de ordens superiores pode ser desastroso quando o propósito é planejar o futuro de uma nação.

(1) Um dia eu falo mais sobre isso e, claro, explico a minha visão política. Resumidamente é isso: assuntos técnicos são importantes demais para deixar na mão de políticos e assuntos políticos são importantes demais para serem deixados nas mãos de técnicos. Cada macaco no seu galho.

(2) Em todo caso, no meu entender, é desumano dizer simplesmente que “não temos que pagar por isso”. Quem decidiu isso foi um governo democraticamente eleito pela maioria. Dizer que “não temos” que pagar (através dos impostos) os custos de uma política social do governo, é uma desrespeito ao poder democraticamente concedido. Democracia é o poder da maioria das pessoas (demos, povo), não de quem tem a maioria do dinheiro.

(3) Nos grandes centros, o valor da bolsa não tem grandes efeitos, dado o alto custo de vida.

(4) É claro que vão existir aqueles que são, sim, vagabundos e vão ficar apenas com a bolsa… mas cedo aprendi que não adianta ajudar quem não quer ser ajudado; isso não significa, porém, que não devemos de ajudar àqueles que precisam e querem ajuda, com a justificativa de existem pessoas que não querem a ajuda.

(5) Ainda que aparente uma roupagem de falta de ética, não se faz política de outra forma que não negociando benefícios a determinados grupos. E negociar com base em benefícios ao povo é tão legítimo como negociar com base em benefícios para grandes grupos estrangeiros. A escolha do grupo que o governo pretende beneficiar depende meramente do retorno que ele espera obter.

(6) Cconforme artigo 3o. da Lei No. 10.836 de 9 de Janeiro de 2004.

(7) Além de propiciar vagas em excesso nas universidades, possibilitando baixo custo do ensino superior mesmo para pessoas com deficiências de formação básica. Infelizmente isso é uma medida de curto prazo para minimizar o problema, uma vez que não há como resolver de maneira ideal a situação de centenas de milhares de brasileiros que já perderam anos e anos de sua vida em uma educação básica absolutamente inadequada e ineficiente.

(Cool “Alternância de poder” não é um termo de que eu goste, por que em geral leva a uma noção errada de troca entre esquerda e direita; não acho que uma nação precise passar um tempo andando para um lado e depois passar igual período de tempo andando para outro, pouco saindo do lugar, isto é, pouco indo adiante. Mais importante do que alternância de poder entre orientações políticas diferentes é a evolução da cultura política e dos políticos. Neste sentido, a chave para a evolução da democracia são novas lideranças, mais ligadas às necessidades do futuro que aos vícios do passado, sem desprezo do valor da experiência dos políticos mais velhos.

(9) O Google é seu amigo.

(10) Como alguém já comentou, é desnecessário aumentar em demasia o programa Bolsa Família (dobrá-lo, por exemplo), porque seria um contra-senso diante de todo o exposto aqui; para que fosse razoável dobrá-lo, seria necessário que se aumentasse a pobreza e a miséria do país, que é justamente o que se pretende com o programa. Se isso acontecesse, isto é, se a pobreza e miséria aumentasse mesmo com o programa já existente, isso significaria que o programa não funciona e, portanto, também não precisaria ser aumentado. Ainda que no curto prazo talvez possam ser necessários ajustes, com um leve aumento no número de bolsas concedidas, a tendência do programa Bolsa Família deve ser apenas a de queda neste número, ao menos quando se considera um horizonte de 5 a 10 anos.

(11) Aliás, diante da exposição deste texto, a “invisibilidade” das melhorias do Bolsa Família aqui em São Paulo já devem ser óbvias, dado o alto custo de vida. Isso para não falar que o governo do estado de São Paulo e, em especial, a Prefeitura do Município de São Paulo não foram capazes de – ou não se interessaram em – organizar a estrutura necessária para a criação do cadastro de requerentes e o órgão de controle do Bolsa Família por aqui.

(12) Algo tão óbvio quanto dizer que é preciso investir para poder ter lucro

Última edição por Santanna em Sáb Out 09, 2010 9:24 pm, editado 3 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Ero F. Rodrigo Sáb Out 09, 2010 5:52 pm

- - PRIMEIRO E UNICO AVISO - -

ESSE TÓPICO FOI CRIADO PARA TODOS DEIXAREM SUAS OPINIÕES E NAUM FICAREM TROCANDO FARPAS E ALFINETADAS
E MTO MENOS PARA FICAR ROGANDO PRAGA PARA CIMA DOS CANDITADOS A PRESIDENCIA..

SE ALGUEM AQUI NAUM SABE ENCARAR DE FORMA MADURA A OPINIAO DOS OUTROS..
ME FAÇA UM FAVOR.. NAUM FAÇA NENHUM POST PARA NAUM TER QUE ME FAZER DAR UM JEN..

ESSE SERÁ APENAS O PRIMEIRO AVISO..
NA SEQUENCIA SERAM JEN'S

GRATO PELA ATENÇÃO..
Ero F. Rodrigo
Ero F. Rodrigo
Fundador M4ALL
Fundador M4ALL

Masculino Mensagens : 4976

Mensagem por Convidad Sáb Out 09, 2010 6:24 pm

Bom na minha sincera opinião acho que a política no Brasil deveria ser como em alguns países

Acho que os estados deveriam ser responsáveis pela sua própria lei

Cada estado teria leis que a população quer, como idade penal de 16 anos, prisão perpétua, pena de morte,etc...

Por que pelo que vejo a parte de baixo do país quer uma coisa e a parte de cima quer outra!!

Então poderia ser que os estados fariam leis de seus interesses da sua população

E não colocar no poder uma unica pessoa para ter a ultima palavra no país!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Oz Dom Out 10, 2010 5:52 pm

Queria dizer que não quiz ofender e nem discutir com meus amigos eros e que só quiz expressar minha opinião.
Esse é meu ultimo comentario nesse Tópico...

Pra não criar mais alvoroço exclui o que havia escrito embaixo

Última edição por Oz em Seg Out 11, 2010 11:02 am, editado 4 vez(es)
Oz
Oz
Estagiário M4all
Estagiário M4all

Mensagem por Ero Solid Kain Seg Out 11, 2010 12:02 am

Putz, com a votaçao daki do Forum, o Serra teria ganho no Primeiro turno. XD

É como eu falei galera, em termos de preparo INDIVIDUAL, votaria no Serra, ele me parece ser mais preparado do que a Dilma; ENTRETANTO, nao adianta nós querermos nos enganar pensando que o presidente que manda e acabou, pois na verdade há toda uma metodologia de um partido por traz da voz do presidente.

É por isso que irei votar na Dilma, me parece que o Brasil caminhou em "passos mais largos" nos 8 anos que o PT esteve no poder. Vou usar apenas um exemplo, nao seu se estou certo, mas pelo que me lembro ( era meio novo a 8 anos atraz XD ) o salário mínimo era cerca de R$151 na era PSDB...digo, FHC.
Ero Solid Kain
Ero Solid Kain
Experiente M4all
Experiente M4all

Masculino Mensagens : 274

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo